Curetagem completo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.

“A curetagem, também conhecida como raspagem, é um procedimento complementar utilizado em ginecologia, seja para diagnóstico ou seja para tratamento de alguma anormalidade; isso porque este procedimento permite recolher amostras do interior do útero”



CURETAGEM.

A curetagem uterina é um procedimento médico executado em unidade hospitalar, sob anestesia geral oulocorregional, que objetiva retirar material placentário ou endometrial da cavidade uterina por um instrumento denominado cureta.


**CURETA
Instrumento de cirurgia em forma de colher com bordos cortantes ou embotados, é um instrumento cirúrgico utilizado para a limpeza da superfície de um tecido afetado por alguma enfermidade..




O PROCESSO DE UMA CURETAGEM.

O útero é um órgãoessencialmente constituído por músculo, com uma cavidade interna virtual, uma vez que esta cavidade não se encontra normalmente alargada. Esta cavidade é revestida por uma estrutura muito fina, chamada endométrio. Esta estrutura sofre alterações regulares associadas ao ciclo menstrual (ver ciclo menstrual). Por outro lado, é nesta estrutura que se implanta o óvulo fertilizado e se desenvolve a gravidez.Esta cavidade uterina é fechada por um dos orifícios do colo do útero.

A curetagem pode ser utilizada para recolha de amostras do endométrio, ou para evacuação do conteúdo uterino duma gravidez não evolutiva, associada a alterações fetais que possa constituir uma ameaça para a mãe. A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina.
A curetagem é um exame/métodode tratamento que é realizado somente pelos ginecologistas e obstetras.


COMO SE FAZ.

A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina. Esta dilatação é feita com instrumento que se designa de ESPÉCULO. Depois de dilatar o colo do útero faz-se a colheita de material do endométrio ou a evacuação da cavidade uterina com a utilização da cureta.

Isto éfeito nos casos em que existe acumulação de sangue, proliferação do endométrio em em casos de aborto. A curetagem pode requerer a prévia anestesia da doente. Quando se trata apenas da colheita de material do endométrio, a anestesia local pode ser suficiente. A boa preparação do colo do útero, com medicamentos que provocam a sua dilatação, pode facilitar a intervenção sem recurso à anestesia. Naevacuação de conteúdo uterino recomenda-se sempre anestesia geral.


INDICAÇÃO

A curetagem é necessária quando que por algum motivo seja necessário de amostras do endométrio para realização de algum exame, ou também quando existem complicações após um aborto como no caso de infecção ovular, que é um aborto infectado, ou mesmo quando o processo de abortamento foi incompleto e oferece perigo para asaúde da mãe.


Há outros métodos que substituam a curetagem uterina?

Atualmente, para o diagnóstico de afecções ginecológicas (pólipos, mioma), dá-se preferência à histeroscopia, que pode ser tanto diagnóstica quanto cirúrgica. Na histeroscopia, emprega-se uma câmera endoscópica para análise visual da cavidade endometrial, enquanto que na curetagem o procedimento é feito sem essavisibilização.
Em relação ao tratamento cirúrgico do abortamento do primeiro trimestre de gestação, a Aspiração Manual Intrauterina (AMIU) tem se mostrado método tão eficaz quanto a curetagem. A AMIU consiste na retirada de material uterino por meio de vácuo gerado por uma cânula acoplada a uma seringa.



CUIDADOS DE ENFERMAGEM

1. PRÉ OPERATÓRIO.

Exame físico geral e toco ginecológico sãofundamentais na obtenção de hipóteses diagnósticas. A ultrassonografia transvaginal é exame valoroso para se obter informações a respeito da forma, do tamanho e do conteúdo uterino. Desde que não haja urgência, deve-se solicitar exames pré-operatórios com o intuito de diminuir os riscos anestésicos e cirúrgicos e também identificar doenças associadas.
Manter a paciente em posição confortável,...
tracking img