Curativos em suturas e em acidentes com animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 SISTEMA TEGUMENTAR
Sendo o maior sistema orgânico do corpo, a pele é indispensável para a vida humana. A pele forma uma barreira entre os órgãos internos e o ambiente externo e participa em muitas funções vitais do organismo. A pele é contínua com as mucosas nas aberturas externas dos sistemas digestivo, respiratório e urogenital.
A pele é composta de três camadas: a epiderme (maisexterna), a derme (abaixo da epiderme, proporciona força e estrutura) e o tecido subcutâneo ou hipoderme (mais interna, proporciona um acolchoamento entre as camadas da pele, músculos e ossos).
A pele que reveste a maior parte do corpo tem somente cerca de 1 ou 2mm de espessura, mas proporciona uma proteção muito eficiente contra a invasão por bactérias e outros materiais estranhos, mas a pele temmuitas outras funções. A pele espessa das regiões palmar e plantar protege contra os efeitos do trauma constante que acomete essas áreas. Possui terminações receptoras dos nervos que permitem ao corpo monitorizar as condições do ambiente imediatamente, sentindo o calor, o frio, dor, tato e pressões. A camada mais externa dea epiderme propicia a barreira mais importante contra perda hídrica e possuicapacidade de absorver água. Atua na regulação da temperatura corporal dissipando o calor resultante do metabolismo geral. Converte as substâncias necessárias para a síntese da vitamina D que é essencial para a prevenção do raquitismo (distúrbio que leva à deformidade óssea). Várias células dérmicas são componentes importantes do sistema imune.

2 CURATIVOS
A criação de uma ferida rompe aintegridade da pele e sua função protetora. A exposição dos tecidos corporais profundos aos patógenos no ambiente colocam o paciente em risco de infecção no local da ferida, uma complicação grave e por vezes, fatal.
Algumas causas de feridas são:
- Traumas (mecânicos, químicos, físicos);
- Intencional (cirurgias);
- Isquemias (úlceras).
A lesão apresenta características próprias com os sinais:
-Rubor/vermelhidão: a vasodilatação resulta em maior quantidade de sangue na área;
- Calor: grande quantidade de sangue e energia calórica produzida por reações metabólicas;
- Dor: pode ser causada por lesão nas terminações nervosas, pressão dos fluidos nos tecidos, presença de enzimas como a prostaglandina que causa irritação química;
- Edema: vasodilatação e vazamento de fluidos na áreaferida.
Alguns fatores de risco que afetam a cicatrização são: idade, condição nutricional, diabetes, tabagismo, obesidade, insuficiência vascular, infecções remotas, microorganismos endógenos, microorganismoa exógenos, resposta imune alterada e a gravidade e extensão da lesão.
A cicatrização ocorre em três fases:
1- Fase inflamatória: dura de 1 a 4 dias, ocorre a formação de coágulossanguíneos, a ferida torna-se edemaciada e os restos de tecido danificado e coágulos de sangue são fagocitados.
2- Fase proliferativa: dura de 5 a 20 dias, ocorre a produção de colágeno, forma-se tecido de granulação e a tensão da ferida aumenta.
3- Fase de maturação: dura de 21 dias até anos, os fibroblastos deixam a ferida, a força de tensão aumenta e as fibras de colágeno se reorganizam e se comprimempara reduzir o tamanho da cicatriz.
As lesões também cicatrizam por diferentes mecanismos, dependendo das condições de cada uma. Esses mecanismos incluem a cicatrização da ferida por primeira, segunda ou terceira intenção.
As feridas criadas assepticamente, com um mínimo de destruição tissular e adequadamente fechadas, cicatrizam com pouca reação tissular, por primeira intenção, o tecido degranulação não é visível, e a formação de cicatriz é mínima.
A cicatrização por segunda intenção acontece nas feridas infectadas ou nas feridas nas quais as bordas não foram aproximadas, a cavidade da lesão se enche com um tecido vermelho, macio e sensível que sangra facilmente, composto de finos capilares e redes que, posteriormente, formam o tecido conectivo. A cicatrização fica completa...
tracking img