Curandeirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICAS DE CURANDEIRISMO E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE


Introdução: O Curandeirismo é definido como uma arte ou prática na qual o curandeiro assegura poderes de curar seja por meio de forças misteriosas ou pela cooperação de deuses, espíritos, dentre outros, aos quais lhe serviriam ou ele os dominaria. Nesta prática são inseridos conjuntos de métodos de sacerdotes/terapeutas, feiticeiros,xamãs, pajés, médiums, babalorixás, pais de santo. Tais práticas vêm sendo estudada pela antropologia da saúde,como meios alternativos de saúde. Objetivo: Mediante a questão abordada, pretender-se-á alcançar por meio de uma análise exploratória e descritiva a relação entre a prática do Curandeirismo e a saúde, enfocando seu embasamento histórico, técnicas e praticantes. Métodos: Esta análise trata-se deuma pesquisa exploratória e descritiva de referências que abordam a temática. Para tal estudo foram utilizados artigos disponibilizados em bancos de dados informatizados tais como: Scielo, Bireme e BVS, como também foram realizadas entrevistas com praticantes do Curandeirismo. Resultados e discussões: Haja vista as proposições da política Nacional de Práticas Integrativas e Complementaresvinculadas aos princípios e diretrizes do sistema único de saúde (SUS) e o conhecimento acerca da existência da mesma, por parte dos executores da medicina popular e os profissionais de saúde, é imprescindível salientar que a prática está vinculada de forma notável, ao raciocínio empírico, espiritual e intuitivo por parte dos sujeitos e apesar da existência da Política, ainda não há o estabelecimento devínculo ou interação entre eles e as equipes de saúde a propósito de melhorar a qualidade de vida da população, de acordo com a cultura local. Considerações finais: Em uma visão holística acerca da realidade principalmente da atenção básica, meio principal onde as práticas integrativas exercem maior influência nos problemas de saúde. É notória a necessidade de capacitação dos profissionais, paraque os mesmos exerçam o papel de estabelecer vínculos com os praticantes da medicina popular para em conjunto promoverem saúde.

Descritores: curandeirismo, saúde, crendices

INTRODUÇÃO
Entendido como conjunto de cuidados e crenças sobre o corpo e a alma, a saúde e a doença, o Curandeirismo vem sendo uma prática presente há tempos na história, por uma significativa parcela da população. Odiscurso da medicina diante de tais práticas defende que são atividades marcadas pela ignorância, pela superstição e pela ineficácia (WITTER, 2005).
No Brasil as práticas populares de curar surgiram como integrantes de um conjunto de atitudes fruto de uma mistura de culturas e do descaso em que viveram a população, especialmente durante o período colonial (PUTTINI, 2008).
A Organização Mundial daSaúde - OMS reconhece a importância das práticas e cuidados em saúde como patrimônio nativo de diversas culturas. O termo medicina tradicional é utilizado pela OMS para se referir a “práticas de saúde, abordagens, saberes e crenças que incorporam medicamentos à base de minerais, animais e plantas, terapias espirituais, técnicas e exercícios manuais” utilizados tanto no diagnóstico quanto na curade diversas enfermidades (WHO, 2012).
A existência de uma rede de entidades assegura a inserção social de práticas de cura, tais como centros espíritas, grupos esotéricos, igrejas pentecostais, e de oração, líderes indígenas, terreiros de candomblé e umbanda, dentre outros. A associação de tais entidades, praticantes, produtos e serviços constituem parte da saúde comunitária e medicina popular.OBJETIVO
Mediante a questão abordada, pretender-se-á alcançar por meio de uma analise exploratória e descritiva a relação entre a prática do Curandeirismo e a saúde, enfocando seu embasamento histórico, técnicas e praticantes.

METODOLOGIA
A presente análise trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva a qual é utilizada para realização de um estudo preliminar do principal objetivo da...
tracking img