Cupcake

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 NOME DO PROJETO

Cupcake "Arco-Íris" sem glúten.

RESUMO

A doença celíaca esta associada à ingestão de alimentos que contem glúten, proteína presente em algumas matérias primas vegetais, como trigo, centeio, cevada e aveia, danificando a superfície da mucosa do intestino, dificultando a absorção de nutrientes pelo organismo. A doença celíaca tem sido objeto frequente de estudosclínicos e tecnológicos em busca de alternativas alimentares para indivíduos que sofrem da enfermidade. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto panificado isento de glúten de boa aceitação sensorial utilizando creme de arroz, amido de milho e fécula de batata. A partir destas três amostras, foram realizadas analises sensoriais que definiam a formulação ótima do Cupcake.

2 OBJETIVO

Oprincipal objetivo deste projeto é atrair crianças que possuem Doença Celíaca, não podendo ingerir alimentos que contenham glúten, através de um bolinho colorido e individual.

3 JUSTIFICATIVA

A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. Se para um adulto já é difícil conduziruma dieta sem glúten, imagina o que significa para uma criança deixar de comer alimento sem farinha como biscoitos, empanados, bolos etc.

4 INTRODUÇÃO

A doença celíaca (DC) é uma enteropatia crônica autoimune que afeta cerca de 1% da população mundial. A doença é caracterizada pela inflamação do intestino delgado, induzida por intolerância permanente a ingestão de alimentos que contenhamproteínas do glúten encontradas no trigo, centeio e cevada.
A apresentação clinica varia, dependendo da idade do paciente, duração e extensão da doença e presença de manifestações extra-intestinais. Os indivíduos com DC podem apresentar vários problemas decorrentes da má absorção de nutrientes, devido a atrofia da mucosa intestinal.
O diagnostico baseia-se nas manifestações clinicas e testessorológicos, associados a biopsia do intestino delgado. Com a confirmação do diagnostico, o paciente deve começar uma dieta rigorosa, isenta de glúten. Apesar dos avanços na compreensão da DC, atualmente esta é a única terapêutica eficaz, conduzindo em regra, a melhoria sintomática em alguma semanas.
Os alimentos que contem glúten deve ser substituídos por outros que não o apresentam na sua composição:milho, arroz, soja, batata e mandioca, lembrando que a dieta deverá atender as necessidades de acordo com a idade do individuo.
Contudo, a remoção de trigo da dieta para o resto da vida se torna uma grande desafio, pois desde os mais comuns pratos assados, como: pães, bolos, biscoitos, pizzas e massas, são normalmente elaborados com farinha de trigo e consumidos diariamente pela maioria daspessoas.
A farinha de arroz é uma das opções mais indicadas para a elaboração da produtos para celíacos, além de não ser alergênica, é um produto versátil, tem gosto suave, baixos níveis de sódio e alta proporção de amidos facilmente digeríveis. Outra opção é a fécula de batata, pois possui maior viscosidade do que os outros amidos comercialmente disponíveis e possui baixos níveis de proteínaresidual.
Nos últimos cinco anos a procura por produtos sem glúten tem crescido imenso. As prateleiras das lojas agora contêm uma variedade de grãos e farinhas a partir destes grãos, tais como millet kasha, farinha de amaranto, coco, farinha de quinoa, farinhas de feijão, farinhas de nozes, aveia sem glúten, e teff. Estas farinhas novas oferecem agora melhores sabores e texturas na sua preparação. Alémdisso, produtos como goma xantana, goma guar e outros aglutinantes estão agora disponíveis, uma vez mais, para melhorar o sabor e a textura das suas receitas.

5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

5.1 Doença Celíaca
ROBERTA
(Aqui)

5.2 Produtos de panificação isentos de glúten

Dentre os produtos mais difíceis de serem substituídos pela população celíaca é o pão, alimento básico do dia a dia,...
tracking img