Cuntura africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dança Africana

-A dança africana acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam circulos em volta dos bailarinos. Em ocasiões importantes, danças de rituais podem ser realizadas por bailarinos profissionais. Todos os acontecimentos da vida africana sãocomemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta. As danças africanas variam muito de região para região, mais a maioria delas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumasvezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos. Entre elas destacam-se a Gnawa e Schikatt, Guedra, Ahouach e Origem e Importância.

Dança Africana - Gnawa
Cada ritmo tem muitos significados simbólicos que vão de poderes curativos ao exorcismo. 
Uma cor específica é usada para cada dança,invocando o espírito da cerimônia, Hadra, o qual é trazido à terra de um outro mundo etéreo.Dançarinos usam roupas brancas e chapéus pretos pesadamente enfeitados com conchas, contas, mágicos talismãs e amuletos. Em pé em linha ou círculo, os músicos mantêm o ritmo com tambores ou batendo palmas enquanto dançarinos executam danças acrobáticas

Dança Africana - Schikatt

Dança erótica e populardas mulheres marroquinas.
Muitos movimentos têm origem nas danças orientais. Foi de uma combinação da influência árabe com o folclore berbere que nasceu esta dança.As dançarinas usam camadas de véus cobrindo o corpo, do pescoço ao tornozelo, e se enfeitam com muitas jóias; elas cantam, tocam instrumentos e batem palmas enquanto dançam.
O schikatt tem um passo característico chamado rakza,quando a dançarina bate com os pés como na dança flamenca.


Dança Africana - Ahouach
Dança coletiva com ritmo berbere; executada por aldeões do centro e do sul das Montanhas Atlas, dançam tocando instrumentos circulares feitos de pele de cabra.
Um homem chamado Raiss guia os homens da vila que tocam seus tambores, e algumas vezes flautas, enquanto rapazes e moças solteiras dançam o Ahouchfrente a frente. Segurando as mãos, os dançarinos em linha sacodem seus corpos, balançando pesadas jóias de prata e âmbar, as quais, através dos movimentos, fazem um outro tipo de ritmo. 
Esta dança tem como objetivo a unidade do povo. Para participar, todos devem saber a coreografia e executá-la com perfeição.

Dança Africana - Guedra
Dança de tribos berberes que vivem na fronteira do sul deMarrocos.
Uma fila de homens em vestes azuis ou brancas e turbantes pretos tocam tambor com uma forte batida enquanto as mulheres vestidas de azul, com cabelos presos no alto da cabeça. 
Com jóias e coroadas de conchas, batem o ritmo com as mãos e B'Sharra, a grande dama do Guedra, saúda a areia, o céu e o vento, balançando seu corpo, abrindo os braços para abraçar a vastidão do deserto,movimentando as mãos e os dedos em delicados movimentos que simbolizam o amor, a paz e a benção.

6. Isabela - O samba é a principal influência da cultura africana e cartão-postal musical do Brasil .Que surgiu durante a escravidão, onde os africanos reuniam-se em roda para cantar e dançar depois do trabalho. Batiam palmas e tocavam instrumentos de percussão, como atabaque, cuíca, agogô, marimba,ganzá e berimbau. Aos poucos, a sociedade brasileira assimilou o ritmo dos negros e, hoje, artistas e grupos musicais de renome mantêm vivas essas tradições, explorando a riqueza musical afro-brasileira. As principais danças herdadas dos negros são o maracatu, batuque e jongo. A principal, no entanto, é o samba, porque abrange primitivamente o samba de roda ou batuque, proveniente de Angola. Dele...
tracking img