Cunputacao

991 palavras 4 páginas
1 - Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais as suas duas principais funções?

O usurário teria que conhecer profundamente detalhes sobre o hardware, o que tornaria seu trabalho desgastante e com grande chance de erros. As duas principais funções do SO, são facilitar o acesso aos recursos do sistema e compartilhar recursos de forma organizada e protegida.

2- Quais as principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?

A maior dificuldade que o programador teria é que ele teria que programar além da aplicação o programa que ele desenvolvesse para funcionar sem Sistema Operacional teria que se preocupar com todos os aspectos do funcionamento do computador, o programador teria que programar todos os componentes de hardware: vídeo, teclado, mouse, placa de rede, disco rígido, Cada tarefa que a aplicação fosse fazer teria que ser detalhada num nível muito baixo para que o computador funcione.

2 - Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?

O usuário pode enxergar o computador como sendo apenas o sistema operacional, ou seja, como se o hardware não existisse. Essa visão é chamada de máquina virtual, que torna a interação entre usuário e computador mais simples, confiável e eficiente.

3- Defina o conceito de uma máquina de níveis ou camadas.

O computador pode ser visto como uma máquina de níveis, possuindo quantos níveis quanto forem necessários para adequar o usuário às suas aplicações. Quando o usuário está trabalhando em um desses níveis, não é necessário saber da existência dos outros níveis. Com isso a interação entre usuário e o computador fica mais simples.

4- Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?

Sistemas monoprogramáveis, sistemas multiprogramáveis e sistema com múltiplos processadores.

5- Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas

Relacionados