Cunicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS FACVEST
MEDICINA VETERINÁRIA
ISAAC FERRAZ
KELYTA THIBES
MARIANI SCMHITZ
MICHELE S. SILVA








CUNICULTURA








LAGES
2012

INTRODUÇÃO
A cunicultura tem por suas vantagens o baixo custo, a remuneração rápida, sendo em criação de pequena escala na criação familiar ou uso doméstico, e até em maiores proporções visando exploração nacarne, pele, pêlos, etc. Em vários países europeus e da América do Norte a produção de coelhos resulta em muitos ganhos econômicos, tendo em mente milhões de quilos de carne, toneladas de peles, destinada para vários fins, e uma enorme quantidade de pêlo, para fiação de tecidos especiais. Os coelhos são pequenos animais, símbolo da fertilidade esta característica que está ligada ao seu curto períodode gestação, que é 30 dias e ao longo período de cio: 12 dias de cio em um ciclo estral de 16 dias.Vendo sob o ponto de vista comercial a fertilidade é uma característica muito interessante quando se visa produção de carne. Desde a Segunda Guerra Mundial é incentivada esta criação, devido a alta fertilidade e alta produtividade.
Nesse trabalho estaremos abordando sobre algumas raças de coelhos esuas caracteristicas
















CUNICULTURA

Antigamente existiam somente cinco raças conhecidas de coelhos, hoje em dia são conhecidas mais de sessenta raças. São somente necessários somente seis anos para a elaboração e fixação de uma nova raça. (PORTAL DO AGRONEGÓCIO, 2001)
A cunicultura apresenta proliferação rápida, fácil manuseio, fácil manejo e carne de grandevalor nutricional. Além disso, a grande procura no mercado consumidor por carne magra e nutritiva, pela pele e pêlo, transforma esta atividade em algo muito atrativo. Quanto ao Brasil, em 2006, segundo dados do IBGE (2007), a produção de carne de coelho representava 0,02% do total de carne produzida. Segundo esta mesma fonte, os estados com maior plantel de coelhos são Rio Grande do Sul (34,00%),São Paulo (20,05%), Santa Catarina (11,55%), Paraná (11,19%) e Bahia (7,55%).

O melhoramento genético existente nesta área é basicamente a identificação da raça ou um cruzamento que traga melhores resultados na pelagem do animal. Mas também temos as pesquisas relacionadas a ganho de peso e nutrição

MORFOLOGIA- Os coelhos são mamíferos lagomorfos (pequenos mamíferos herbívoros).Caracterizamse pela cauda curta e as orelhas e patas compridas. Estes pequenos mamíferos encontram-se facilmente em muitas regiões do planeta.
MANEJO GERAL - A maior parte dos coelhos come e mostra-se ativo de noite, e passa o dia a descansar e a dormir. O coelho come muitas espécies de plantas. Na primavera e no verão, alimenta-se de folhas verdes incluindo trevos e outras ervas. No inverno, come galhos,cascas e frutos de arbustos e árvores. Os coelhos às vezes causam prejuízo à lavoura porque mordiscam as sementes tenras do feijão, da alface, da ervilha e de outras plantas. Também danificam árvores frutíferas porque roem a casca e tronco. A base da alimentação dos coelhos é a cenoura. Não podem comer alface, pois esse legume pode causar diarreia.





RAÇAS

Raça é um conjunto deindivíduos da mesma espécie com características comuns e que nas mesmas condições de seus genitores, as proles adquirem as mesmas características. Grande parte das raças provém de mutações, sem atuação do homem, passando este a selecionar os melhores animais, oriundos das mutações. Alguns exemplos disso são as raças Angorá e Castor rex. O homem também selecionou animais comuns, ressaltando característicasnaturais e desejáveis, como é o caso da raça Gigante de Flandres

CLASSIFICAÇÃO DAS RAÇAS

As raças podem ser classificadas quanto ao tamanho ou peso ou quanto à sua aptidão. Quanto ao tamanho ou peso, elas se dividem em raças gigantes, raças médias, raças pequenas e raças anãs.

Raças grandes ou gigantes - nas quais os coelhos adultos atingem, no mínimo, 5 kg. Há citações de coelhos...
tracking img