Culturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURAS DE INDAIATUBA
Os imigrantes vindos principalmente da Suíça, Japão, África, Alemã e Itália organizaram-se ao longo dos anos e hoje manifestam expressivamente a herança que receberam dos seus pais e avôs. Cada comunidade cultural traz consigo o compromisso de manter vivos costumes e tradições e, por esta razão enriquecem o calendário de eventos da cidade com suas festas típicas.Um bom exemplo das tradições culturais na cidade é a colônia suíça de Helvetia que sempre valorizou e incentivou a cultura em suas diversas modalidades, como por exemplo: Grupos de Dança Folclórica Suíça, Coral da Igreja, Jodlerklub Helvetia, Jogo de Jass e a Festa da Tradição já bastante conhecida e que se realiza todos os anos em Julho/Agosto. Outras como a Festa de São Nicolau de Flüe, aFesta Junina, o Reveillión e outras são importantes datas de encontro para os membros da comunidade, família e amigos, tornando-se uma boa opção de cultura e lazer em Indaiatuba.
A ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESPORTIVA NIPO-BRASILEIRA DE INDAIATUBA - ACENBI
Popularmente conhecida como NIPO, é uma entidade sem fins lucrativos voltada à colônia japonesa. Foi fundada em sete de setembro de 1947,sob a liderança de Teruo Imanishi e outros japoneses aqui residentes na época.
ANTES
[pic]


HOJE
[pic]
A COLÔNIA ITALIANA SE MANIFESTA EM INDAIATUBA A S.I.B.I. (SOCIEDADE ÍTALO-BRASILEIRA DE INDAIATUBA)
Foi fundada em 26/05/1998, com a finalidade de resgatar e "reagrupar" as famílias italianas legítimas e seus descendentes, a fim de proporcionar um "mesmo clima" da Itália antiga emque viviam. Os eventos realizados pela S.I.B.I. São compartilhados com a comunidade de Videiras, que emprestam o salão social para a realização de alguns deles
ANTES








HOJE













COLÔNIA SUÍÇA

A fundação de Helvetia, em 1888, só foi possível e só pode ser entendida se nos reportarmos ao ano de 1854. Foi neste ano que 26 famílias, num total aproximadode 150 pessoas, procedentes do Cantão de Obwalden, na Suíça, chegaram ao Brasil para trabalhar na Fazenda Sítio Grande, propriedade do Sr. Antonio de Queiroz Telles, no  Município de Jundiaí.

Em meados do século passado a Europa Central vivia momentos de crise econômica e social resultante das guerras napoleônicas e dos movimentos sociais que reivindicavam mudanças nas instituições e nasestruturas da sociedade. Esta crise foi particularmente acentuada na Suíça, agitada internamente pelas lutas entre os cantões conservadores católicos e os liberais de maioria protestante. A guerra do Sonderbund em 1847 significou o enfraquecimento político e cometam econômico para os cantões da Suíça Central entre eles Obwalden. Neste mesmo período, aqui no Brasil, diante do movimentoabolicionista, recorreu-se à colonização estrangeira com o objetivo de substituir, pouco a pouco, o braço escravo na lavoura de café e de povoar o país, então com baixa densidade demográfica


INÍCIO
[pic]

[pic]






HOJE

[pic]

[pic]
Para enriquecer e difundir a diversidade cultural de Indaiatuba, todos os anos acontece a FENUI - Festa das Nações Unidas, FENUI, a festa é realizadae organizada, com muito entusiasmo e dedicação pela AEEI (Associação das Entidades Étnicas de Indaiatuba), uma ONG constituída exclusivamente de trabalho voluntário - através de uma forte parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba.
A FENUI tem como objetivo compartilhar e preservar experiências étnicas e culturais ao cidadão Indaiatubano e regional. As festividades acontecem em 3dias, durante o mês de julho com atrações musicais, folclóricas e gastronômicas, oferecidas a um público de bom nível, com aproximadamente 20.000 visitantes.
[pic]

Em Indaiatuba temos vários pontos culturais são eles:
















Histórico e Cultural - Passeios da Memória

[pic][pic][pic][pic]
Em parceria com a Fundação Pró-Memória, e a Secretaria Municipal da...
tracking img