Culturas regionais no rio são francisco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURAS REGIONAIS NO RIO SÃO FRANCISCO:
PERSPECTIVA DE ANÁLISE DO SAMBA DE VÉIO

Este foi um artigo produzido pela equipe da UNIFACS que pesquisou sobre acultura regional no vale do rio São Francisco, onde puderam identificar uma diversidade cultural muito grande, entre elas está o samba de veio, uma dança comcaracterísticas marcantes que foi observada pela equipe durante uma das viagens.
Essa dança é executada nas ilhas de Massangano e Rodeadouro, próximas a Petrolina-Pe eJuazeiro-Ba. É dançada basicamente por adultos de variadas idades de ambos os sexos. Durante a apresentação a equipe presenciou um grupo de 30 pessoas sendo 10 homens e 20mulheres onde eles formam uma banda de tocadores e ela de sambadeiras, foi observado também, semelhanças com o samba de roda do recôncavo baiano, como a roda e aumbigada e diferenças, como o ritmo mais acelerado e instrumentos originais e também muita alegria.
Apesar de tanta riqueza cultural presente nesta manifestação, aequipe não encontrou nenhuma outra fontes de pesquisas a não serem relatos pela internet em sites de notícias blogs de jornalismo e cultura, pois se quer essa dança tinhasido registrada, o que despertou na equipe o desejo de conhecer melhor essa manifestação cultural, com o objetivo de provocar novas pesquisas a respeito do samba deveio.
Dessa forma a equipe acredita que o Samba de Véio poderá ser inserido no calendário oficial de festas populares, o que acarretaria um ganho sócio econômicosignificativo para a dança e ao mesmo tempo a própria população também teria benefícios na sua auto estima gerando o interesse de novas gerações, para a dança.
tracking img