Culturas permanente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURAS PERMANENTES1
INTRODUÇÃO
Já aprendemos anteriormente como registrar os fatos contábeis ocorridos nas Culturas Temporárias (soja, trigo, milho, etc.). Agora, vamos aprender como contabilizar os fatos nas Culturas Permanentes.
Vamos, inicialmente, relembrar o que são as Culturas Permanentes:
Culturas Permanentes: são cultivos que permanecem vinculados ao solo por um longo período,culturas que proporcionam mais de uma colheita. Diferente da cultura temporária, a permanente não precisa ser replantada após a colheita. Na cultura permanente, uma mesma planta pode proporcionar várias colheitas. Exemplos: café, citricultura (laranja, limão, etc.), cana-de-açúcar, cultivo de oliveira e a maioria das frutas arbóreas (maçã, jaca, jabuticaba, goiaba, uva, etc.).
Na Cultura Permanenteteremos a atividade dividida em dois estágios:
1º Formação da Cultura Permanente;
2º Colheitas da Cultura Permanente.
FORMAÇÃO DA CULTURA PERMANENTE
Em primeiro momento, para dar início à atividade de Cultura Permanente, teremos um período inicial onde serão gastos tempo e recurso para a Formação da Cultura, ou seja, é aquele período onde se planta e tem-se alguns cuidados para odesenvolvimento ou formação da cultura, para que ela possa, assim, gerar frutos.
Esse período inicial de cultivo de uma cultura permanente será chamado de "Formação da Cultura". Neste, teremos muitos gastos para deixarmos a cultura pronta para fornecer frutos. Então, teremos que ter um tratamento contábil diferente daquele aplicado nas culturas temporárias (onde todo gasto proporciona apenas uma colheita).
Aprincípio, vamos imaginar o início de uma Cultura de Laranja em uma propriedade rural. No início da cultura, gastaremos muitos recursos com a sua formação, ou seja, com a plantação, irrigação, adubação, e diversos gastos com o início da cultura, visando deixá-la pronta para proporcionar várias colheitas.
Neste primeiro estágio de plantio e cuidados iniciais, esses custos serão semelhantes a umimobilizado em andamento. Sendo assim, todos os gastos, desde o plantio até a formação da cultura, devem ser lançados no grupo do Imobilizado (Ativo Não Circulante), em uma conta chamada "Culturas Permanentes em Formação", que será dividida em sub-contas com o nome das culturas que estão sendo formadas. No nosso caso, a conta estará disposta da seguinte forma:
ATIVO
NÃO CIRCULANTE
IMOBILIZADOCulturas Permanentes em Formação
Laranja
Pode haver mais de uma Cultura Permanente em Formação. A propriedade pode estar formando, também, culturas como manga, maracujá ou outras frutas. No nosso caso, em específico, vamos trabalhar apenas com o laranjal.
Sendo assim, vamos iniciar nossas atividades e contabilizá-las.
Para iniciar o plantio e cultivo da Laranja, foram gastos os seguintesvalores:

Desta forma, estes valores gastos no período de plantio e cultivo da cultura serão alocados na conta Cultura Permanente em Formação. Sendo assim, o lançamento contábil será o seguinte:
D - Cultura Permanente em Formação - Laranja $110.000,00
C - Disponível (Caixa ou Bancos) ou Fornecedores (se for a prazo) $110.000,00

Enquanto a cultura estiver sendo formada, os custos serão todosacumulados em Cultura Permanente em Formação.
Mas como saberei a partir de quando a cultura estará formada?
A princípio, podemos considerar que a cultura está formada ou madura a partir da primeira florada ou quando o agrônomo relatar que a cultura já está totalmente formada e, a partir daquele momento, começar a produzir frutos.
A partir do momento que a cultura já está formada e pronta paragerar frutos, então deveremos fazer a transferência do saldo da conta 'Cultura Permanente em Formação' para 'Cultura Permanente Formada'. O lançamento a ser realizado será o seguinte:
D - Culturas Permanentes Formadas - Laranja $110.000,00
C - Culturas Permanentes em Formação - Laranja $110.000,00

COLHEITAS DA CULTURA PERMANENTE
A partir do momento em que a cultura já estiver formada, todo...
tracking img