Culturas patrimoniais regiao sudeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APARECIDA FERREIRA

RENATA APARECIDA SOARES

VANESSA PIRES DA CONCEIÇÃO FERREIRA

VERA LUCIA SILVA SANTOS

Trabalho Interdisciplinar em
T T Tutor Eletrônico: Ana Cláudia Radigonda
T Tutor de Sala: Jennifer Pires

Produção Textual Interdisciplinar EM GRUPO:
CULTURAS PATRIMONIAIS REGIÃO SUDESTE

Ribeirão das Neves
2012

APARECIDA FERREIRA

RENATA APARECIDA SOARESVANESSA PIRES DA CONCEIÇAO FERREIRA

VERA LUCIA SILVA SANTOS

Trabalho Interdisciplinar em grupo apresentado as disciplinas de Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental, Avaliação e ação docente, Ensino da língua portuguesa, Ensino da educação física escolar e Ensino das artes da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. 6º semestre
Tutor Eletrônico: Ana Cláudia RadigondaTutor de Sala: Jennifer Pires

Ribeirão das Neves
2012

* Sumário

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. PRODUÇÃO TEXTUAL: CULTURAS PATRIMONIAIS REGIÃO SUDESTE.......5

3.REFERÊNCIAS........................................................................................................9

1. Introdução


A cidade histórica de Sabará está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, guarda belas obras arquitetônicas do século XVII, com destaque para o Teatro Municipal e a Capela de Nossa Senhora do Ó. Esta cidade é rica em patrimônios culturais e faz parte da história e arte das Minas Colonial, a exemplo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com suasuntuosa decoração, Igreja Nossa Senhora do Carmo, que preserva obras de arte do mestre barroco “Aleijadinho” e ao Museu do Ouro, que através de seu acervo, ensina sobre o período da mineração no século XVIII.
A criação da cidade teve início em 1674, pelos Bandeirantes vindos de São Paulo em busca de esmeraldas, deu início ao povoamento das Minas Gerais e descobertas de diversas minas de ouro.Às margens do Rio das Velhas, a bandeira fez uma parada para criação de um roçado que até hoje é conhecido como Roças Grandes, era um ponto de apoio para os Bandeirantes que partiam em outras incursões em busca de metais preciosos. A poucos quilômetros dali, surgiram outros arraiais: Sabará, Santo Antônio da Moura ria, Santana e Tapanhuacanga.
O local se tornou populoso pela descoberta do ouro, oque valeu ao Arraial de Sabará a elevação de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará abarcando os outros arraiais. A Vila se tornou um importante empório comercial e centro de ourivesaria onde se produziam joias e alfaias muito valorizadas no Brasil. Em 1838, através da Lei Provincial nº 93 a Vila foi elevada a Cidade, que hoje conhecemos por Sabará. Atualmente a cidade baseia-se noextrativismo mineral de ferro e ouro, além de ser um polo turístico que atrai milhares de pessoas interessadas em conhecer os diversos monumentos que fazem parte da história e da cultura de Minas Gerais. Sabará também é fiel às tradições, dentre elas a Semana Santa, Folia de Reis, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Festa junina, Teatro de palco e rua e aos diversos eventos gastronômicos, a exemplo doFestival da jabuticaba, Festa da cachaça e Festival ora-pro-nóbis.

2. Produção textual: Culturas Patrimoniais Região Sudeste


O objetivo deste trabalho consiste em apresentar aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental o patrimônio cultural presente na cidade de Sabará região sudeste do Estado de Minas Gerais. Vivemos em um país multicultural, onde as diferençasregionais estão impressas na linguística, nas artes, brincadeiras, etc. Estes costumes definem a identidade dos povos, suas origens e evolução. Vamos abordar de forma interdisciplinar, atividades de Artes, Educação Física e Língua Portuguesa organizadas através da Didática e Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Para execução deste trabalho, a professora regente deverá desenvolver um...
tracking img