Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Introdução

Nascer homem não é condição única e suficiente para nos tornarmos humanos. O próprio nascimento, a alimentação e a morte são fenómenos biológicos, mas no ser humano, estão associadas crenças, valores hábitos e conhecimentos a esses actos de nascer, alimentar e morrer. Por isso a cultura tem um papel importante na formação do ser humano.

Ao longo deste trabalhoabordaremos de forma simples e directa o conceito de cultura. O caso das crianças selvagens é importante na medida em que nos permite avaliar a importância de socialização, da educação, de costumes e valores para um indivíduo. Faremos referência a um caso de criança selvagem, único em Portugal, e um comentário acerca do filme “ O menino selvagem” que fora visualizado em aula.

A cultura reflectecomo funciona e se organiza uma dada comunidade, e é nos possível a distinguir várias culturas, todas diferentes independentemente – diversidade cultural. Neste trabalho apresentamos quatro países representantes de quatro diferentes culturas, onde as comunidades seguem certos padrões culturais, quer na forma de vestir e de comer, quer na maneira como se expressam, ou os alimentos que consomem, asregras, valores e crenças. São elas a cultura Jamaicana, cultura Japonesa, cultura Mexicana e cultura Indiana

Noção de cultura

“A totalidade dos conhecimentos, das crenças, das artes, dos valores, leis, costumes e de todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo Homem enquanto membro da sociedade”
Edward B. Tylor

“Série completa dos instrumentosnão geneticamente adquiridos pelo Homem, assim como todas as facetas do comportamento adquiridas após o nascimento”

Titiev

Segundo estas duas citações, é importante reconhecermos a cultura como uma totalidade de diversos elementos materiais e simbólicos:

• Crenças – aqui se encontram as diferentes religiões (cristianismo, hinduísmo, judaísmo),ideologias políticas (liberalismo, socialismo, anarquismo) e as ideias acerca da natureza humana (racionalismo, humanismo, existencialismo)

• Teorias – aqui podemos incluir um conjunto de conhecimentos onde estão incluídas as ciências, por exemplo, astrologias e medicinas

• Construções e objectos – construções de edifícios, pontes, estradas, e até objectos mais simples como roupas,talheres, garrafas.

• Valores – valores atribuídos a dados comportamentos (como o trabalho, uso de drogas, exercício físico, actividade sexual), qualidades (como beleza, criatividade, inteligência) ou objectos (como telemóvel, gravata, cigarro)

• Leis e normas – conjunto de regras de forma a regular a vida comum (regras transito, leis judiciais, regras na escolha do parceiro sexual)• Artes – modos de expressão próprios de uma dada sociedade (música, pintura, teatro, pintura na pele, tatuagens, graffiti)

• Costumes – modos de expressar e de interagir socialmente, modos de comportamento e de apresentação em sociedade. É uma categoria muito abrangente pois incluem práticas sociais muito variadas, como o modo de vestir, rituais de saudação, rituais de enterro enascimento, casamento, modo de preparo dos alimentos etc.

A cultura não é aquilo que é feito, mas sim a forma como se pensa fazer ou, por outras palavras, poderemos dizer que a cultura é a mentalidade por detrás das nossas acções influenciando, portanto, a forma como pensamos, sentimos e a forma como nos comportamos nas diferentes situações a que somos expostos, o que nos permite afirmar que acultura é o produto do pensamento do Homem.

Para além de produtos da cultura somos também os seus produtores. A forma como pensamos e nos comportamos, o que escolhemos as opções que tomamos fazem parte da cultura onde estamos integrados da sua construção, transmissão e formação. A influência entre os processos psicológicos e a cultura é mútua dinâmica e permanente.

Assim, e com o...
tracking img