Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM BREVE CONCEITO DE CULTURA
Cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição formulada por Edward B. Tylor, na qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Cultura é um processo em permanente evolução, diverso erico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. Sendo um conjunto de idéias, comportamentos e práticas sociais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), em constante processo de mudança. Essa definição geralpode sofrer mudanças de acordo com a perspectiva teórica do sociólogo ou antropólogo.
A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo, ou seja, a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos. Além disso, a cultura é também um mecanismo cumulativo em que as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, de modo que a cultura transforma-seperdendo e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço das novas gerações.
VISÃO DE MUNDO
A visão de mundo é a maneira pela qual as pessoas interpretam o mundo em que vivem. É aprendida ao longo da vida e pode ser modificada por meio do conhecimento. Isso significa que não existe um modo único de compreendê-lo. A mudança está cada vez mais acelerada e foi alavancadapela era industrial, quando a força física do homem foi substituída pela máquina. Mais recentemente, são as tecnologias da informação e da comunicação que cumprem o papel de disparar as mudanças e de nos fazer repensar as relações entre as pessoas.
É bem provável que quanto maior a cultura e o conhecimento do indivíduo, mais abrangente e clara seja sua visão sobre o mundo.
As visões de mundopodem ser aplicadas em diversas áreas da percepção e experiência humana, como política, conhecimento, religião, economia, cultura, ciência e ética, e ajudam-nos a conhecer a personalidade individual de cada indivíduo, assim como de uma nação. Sua intensidade e manifestação são extremamente variadas, obedecendo às diferenças individuais entre as pessoas.
Sabemos que as pessoas não nascem prontas; éo meio em que vivem, que educa moralmente seus membros. A família, os meios de comunicação e o convívio com outras pessoas têm influência marcante na formação da sua visão de mundo.

Nossa visão de mundo formata nossos modelos mentais, através dos quais observamos, sistematizamos, interpretamos e aportamos significado às nossas próprias experiências no mundo.
Por exemplo: Na nossa própria casapode acontecer visões de mundo diferentes, todos tão próximos, mas que tem uma visão de mundo diferente. Seu pai pode ter uma visão do mundo diferente da sua e devido a isto pode achar certas coisas que você realiza imprópria, enquanto você acha super normal.

INFLUÊNCIA DA CULTURA NA VISÃO DE MUNDO

Desde que nascemos somos instruídos, ou influenciados, a ver as coisas de acordo com ospreceitos daqueles que nos educam. Ou seja, quando crianças somos alheios a preconceitos e a todas as obrigações que envolvem a vida adulta, mas com o passar do tempo, todos esses sentimentos e influencias culturais são passadas de pai para filho.
Isso explica por que muitas vezes o que é errado ou mesmo inaceitável em determinada região ou nação, já em outra é totalmente aceitável, como exemplopodemos citar o caso da Índia e do Brasil, onde há diferenças tanto em relação a divisão em classes sociais, quanto as formas de se vestir e se comportar em sociedade.
Podemos dizer então que quase todos os nossos anseios e desejos em ascender socialmente, tem ligação direta ou indireta com os preceitos em nós inseridos, o fato de trabalharmos, adquirirmos bens e ate mesmo estudar remete ao fato de...
tracking img