Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade deDireito de Franca

Sociologia e Antropologia Jurídica

1- Cultura é fundamental na sociologia, porém não é uma questão sociológica
- Cultura= complexo que inclui crença, arte, moral,lei, costumes, conhecimentos e etc, adquiridos pelo homem como mebro da sociedade na história, mas também moldada na geração presente, influenciando gerações futuras, é um equipamento civilizador daconstituição social e mental.É o conjunto de padrões aos respectivos.

- O homem se adapta à natureza, porém há necessidade de produzir e o trabalho de produzir é realizado pela cultura.

2 -Divisões da Cultura:
3 - Espiritual : simbolizada por crenças, sentimentos, valores e interesses; são idéias cognitivas, valorativas (dar sentido as coisas), engloba todo o variado corpo de conhecimentoque o homem explica e interpreta sua experiência na sociedade. Finalmente para criação de juizos de valores (S deve ser P).

-Institucional: Abrange as instituições, os padrões e as normas;

4-Material: Compreende os artefatos materiais, instrumentos e máquinas, que o homem fabrica e constroi com sua inteligência, com uma certa finalidade e apreciação da sobrevivência e de segurança. Começana herança biológica e é evoluida com o passar de gerações, os objetos e suas finalidades.
5 - A cultura é complexa e unitária, pois há multiplicidade e variedade de sua existência. É tambéminclusiva que abrange seguintes componentes:
a- Instituições, folkways e mores;
b. Variedade da cultura espiritual e recursos tecnológicos para a cultura material

6 - As Instituições, Folkways e MoraisA instituição é um sistema normativo, envolve um conceito (ideias, interesses, doutrinas) complementados com uma estrutura de rituais para concretizá-los. Formas: casamento, família, Estado,ditadura

Folkways: é a maneira de agir, uma prática convencional que o povo desenvolve ao longo da vida eaceita como apropriado (Ex: hora de refeição, maneiras de trajar, hora de dormir, escovar os...
tracking img