Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Deixem – nos em Paz !!
(capitulo 12)
* Revolta contra o Mercantolismo.
* A Doutrina do Laissez-faire. Os Fisiocratas.
* O conceito de Renda Nacional. O comercio Livre.

A revoltacontra o Mercantilismo começou em 1776, um número cada vez maior de pessoas não concordavam com a teoria nem com a prática adotadas pelos mercantilistas. Os comerciantes queriam ter uma participaçãonos lucros, mas não conseguiram pois esse dinheiro era para proporcionar a industria e o comercio, sendo assim quem mandava descidia onde, quando e como usar o dinheiro. Já cansados deste procedimentoos comerciantes começaram a optar pelo comercio livre.
O governo por sua vez resolveu ajudar, mas uma das partes sempre acabavam saindo prejudicada e acabavam entrando em conflitos ou seja a partedesfavorável sempre fazia protesto. Para estimular a manufatura de tecidos em 1700, os produtores de lã foram proibidos a parar de exportar os seus produtos, essa noticia era transmitida pelonoticiário dos Fugger.
Por sua vez os noticiários do Fugger informavam noticias como: Em Veneza de 1596 quando o Rei da Espanha proibiu a exportação do ouro e da prata, ou em Roma de 1600 quando um camaristapapal ordenou que fosse reavaliado todas as moedas de prata com o intuito que no futuro ninguém pudesse levar mais de cinco coroas. Essas medidas tinha como propósito conservar o ouro e a prata nopaís, mas nem todos os outros países dispunham desses recursos. Desta forma o autor sintetiza “ Para tais países, os mercantilistas ofereciam uma solução feliz. Uma balança de comércio favorável era asua resposta”. (Página 110)
Para aumentar a reserva de ouro através do comercio exterior, a única maneira de fazer com que o ouro seja transportado de outros reinos era conseguir que os produtosadquiridos por tais países seja levado anualmente para outro país, uma espécie de troca entre eles, isso ocorreu no ano de 1549. Os mercantilistas usava o seguinte critério, sempre vendia mais do que...
tracking img