Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bróder
Chance de ganhar: Regular

Foi a segunda vez que assisti ao filme. A primeira foi durante a edição de 2010 do Festival de Cinema de Gramado. Na ocasião, apesar de não ser o xodó dos amantes de cinema cabeça, ele era o maior concorrente ao prêmio de melhor longa-metragem. Seu elenco, seu tema social e familiar e seu alto astral suprimiam todos os outros finalistas em um ano de filmessem muita energia. Posteriormente, Bróder destacou-se também em outras mostras como o Paulínea Festival de Cinema e inclusive conseguiu uma seleção no Festival de Berlim daquele ano.

O filme conta a história de três amigos que cresceram na favela do Capão Redondo, em São Paulo, e tomaram rumos diferentes. Jaiminho (Jonathan Haagensen) tornou-se jogador de futebol e vive viajando, Pibe (SílvioGuindane) mora no centro da cidade e virou pai de família e Macu (Caio Blat) é o único que continua na favela entrando aos poucos para o mundo do crime. Sua mãe, dona Sônia (Cassia Kiss), resolve lhe fazer uma festa de aniversário surpresa e faz com que ele reencontre os antigos companheiros. Porém, Macu está envolvido em um sequestro que começa a atrapalhar a amizade dos três.

O filme dirigidopelo carismático Jeferson De traz um olhar de quem sabe do que fala. Essa proximidade ajudou a construir a complexidade dos personagens que não são estereotipados e que se encaixam neste filme onde nem toda pessoa que faz coisas ruins é má. Por ter vivido no Capão Redondo, Jeferson conseguiu imprimir a sua análise e admiração pelas pessoas da favela. Diferentemente de filmes como Cidade de Deus,onde a curiosidade sobre os crimes ocorridos na comunidade conduz toda a narrativa, o foco de Bróder permanece na amizade dos três protagonistas e nas relações tão sinceras que quase ofendem dos seus familiares. A abordagem desse campo mais pessoal acaba por não nos apresentar temas que chocam, mas questões com que qualquer um se identifica.

No entanto, assistindo ao filme na TV de casa,percebi que ele perde muito se não visto no cinema. O longa depende bastante de sua trilha sonora composta por rap, samba e soul music nacional, e muitas vezes este é o fator mais importante para fazer com que o espectador se sinta dentro da comunidade. Com o volume mediano de uma televisão, corremos o risco de não ficarmos tão absortos quanto o necessário para desfrutar inteiramente do longa.

Emresumo, Bróder é um filme regular com bons momentos. Entre seus pontos positivos, está a cuidadosa direção que apresenta o Capão Redondo como um personagem com o auxílio de planos sequência e grua. Em seguida, o que nos chama atenção é a preparação dos atores (com Cassia Kiss sendo um grande destaque e com uma boa interpretação dos criminosos coadjuvantes) e a veracidade de algumas cenas, como ada benzedeira no início e a contagiante cena do carro em que Macu, Pibe e Jaiminho vão ao centro da ccidade ao som de Racionais MC's.

As questões que prejudicam o filme são os personagens mal construídos como o dono de uma boate que ultrapassa os clichês de um vilão e o empresário de Jaiminho que provavelmente foi inserido devido ao apoio da marca Morena Rosa. Outro problema que chama atenção éo diálogo do clímax entre Ailton Graça e Caio Blat que soou bastante artificial.

Acredito que o que ocorreu no Festival de Gramado 2010 não tornará a acontecer no Grande Prêmio. Apesar de Bróder ter mais chances que Assalto ao Banco Central e Bruna Surfistinha, após um ano de sua estreia, o tema da favela já não tem o mesmo impacto. Ele também não permaneceu tanto tempo em cartaz para ter ummaior apelo popular e ao mesmo tempo não caiu nas graças da crítica. Portanto, trata-se de um filme agradável de assistir, mas sem os quesitos para arrebatar o equivalente a um Oscar brasileiro.



Bróder (2010) começa num quartinho no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Amanhece, mas está escuro ali, e um vulto se move para atender o celular. As gírias e as palavras mastigadas sugerem o...
tracking img