Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: PEDAGOGIA – PRIMEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA: SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO.
PROFESSORA: NOEMI SANTANA TUTORA: ELAINE PINHEIRO
ALUNO(A): MARIA ELIENE SILVA ARAUJO PÓLO: Porto Seguro

ATIVIDADE VIRTUAL 2

PRAZO DE POSTAGEM: 27/04/2011
Caso deseje um parecer prévio, encaminhe a primeira versão de sua atividade até o dia 17/04/2011

Caro(a) aluno(a): * Sua atividade consta de 3questões e vale 10.0 pontos na disciplina Sociedade, Cultura e Educação; * Para responder às perguntas que se seguem, é fundamental ter lido as aulas 5, 6, 7 e 8; * Procure escrever suas respostas com objetividade, recorrendo às suas próprias palavras. Caso esteja copiada das nossas aulas, a resposta não será considerada. Ao citar outro autor, coloque a referência; * Antes de postar,releia sua atividade, atentando para a adequação ao que está sendo solicitado na pergunta, e para concordância, pontuação e ortografia. Sucesso! |

Questão 1 [3.5] – Leia o trecho abaixo e, em seguida, realize o que se pede:

Durante muitos anos os alunos foram penalizados, responsabilizados pelo fracasso, sofrendo punições e críticas. Mas, com o avanço da ciência, hoje não podemos nos limitara acreditar que as dificuldades de aprendizagem sejam uma questão de vontade do aluno ou do professor; é uma questão muito mais complexa [...]. (SILVA, Nádia Maria Dias da. Dificuldade de aprendizagem. Disponível em: http://www.colegiosantamaria.com.br/santamaria/aprenda-mais/artigos. Acesso em: 02/02/2011) |
Como se explica do ponto de vista sociológico, o fracasso escolar expresso nasdificuldades de aprendizagem dos estudantes, principalmente dos filhos dos segmentos populares? Para responder essa questão, considere o histórico da escolarização no Brasil e fundamente sua reflexão nas discussões propostas nas aulas 4 e 6.
RESPOSTA:
Falar de educação, nos remete a idéia de um futuro melhor, é possível observar que em toda a historia a educação tem se refletido na elite, sempre houvepessoas que estiveram comprometidas com o futuro e que tem lutado para diminuir a exclusão social.
As mudanças na educação foram muito visíveis e graduais porem apesar de todo esse processo de mudanças ainda há muito que fazer.
Acredito que o baixo desempenho dos filhos dos segmentos populares na escola na maioria das vezes inclui a questão social, econômica, cultural e política, embora a escoladeva facilitar o acesso do aluno a escrita e a leitura, não é possível que fechemos os olhos as formas que eles trazem de suas famílias ou de sua comunidade, pois cada um tem sua cultura e jamais deve ser desconsiderada, com isso a escola em vez de socializar o aluno acaba excluindo o mesmo.
Muitas vezes o próprio individuo não tem o interesse em aproveitar o que a escola consegue dispor,ou afalta de estímulo do professor em sala de aula, a falta de recursos ou ainda a falta de estrutura física da escola e etc.
Sendo assim podemos observar que esse problema se deve a vários fatores e não apenas o aluno ou ainda a escola. Acredito que é necessário um conjunto de idéias e ações para que esse problema seja solucionado.



Questão 2 [3.0] – Leia o trecho abaixo e, em seguida,realize o que se pede:

Recentes transformações da organização produtiva capitalista induziram novas exigências de qualificação da força de trabalho e de relações de produção, tornando obsoletos os paradigmas taylorista e fordista, caracterizados pelos ganhos de produtividade via racionalização/automação, que revelaram a possibilidade de incrementos das taxas de lucro com menos trabalho vivo,desprovido de elevados requisitos de qualificação. O advento da denominada Terceira Revolução Industrial e Tecnológica trouxe consigo novos paradigmas de organização da produção que ensejaram novas formas de relacionamento entre o capital e trabalho e exigiram um trabalhador com mais subjetividade e qualificação.(BAIARDI, Amilcar; MENDES, Janúzia. Inovação tecnológica e trabalho. Disponível em:...
tracking img