Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHERELADO EM ADMINISTRAÇÃO

KARINNE PEREIRA DE AMORIM BRITO

CULTURA E SOCIEDADE

MONTES CLAROS
2011
KARINNE PEREIRA DE AMORIM BRITO

CULTURA E SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estratégia Empresarial

Orientadores: Elisete Zampronio, LucianaTrigueiro, Marcelo Silveira, Márcia Bastos e Wilson Sanaches.

Montes Claros
2011

INTRODUÇAO
Nos dias de hoje, as barreiras entre a cultura da elite e a cultura do povo tendem a crescer em conseqüência do fenômeno da socialização produzida pelos meios de comunicação coletiva. O impacto do rádio, da televisão, do cinema e da imprensa, utilizando todos os recursos da tecnologia moderna,realmente desencadeia uma revolução no panorama cultural.
A solidariedade e o progresso não se unem. A cibernética e a tecnologia eletrônica substituíram os velhos aparelhos mecânicos, a língua portuguesa como tantas outras passou por várias alterações, expressões estrangeiras foram aderidas para uma boa comunicação das idéias e projetos, ou até mesmo na nomeação de um objeto, sendo o inglês a línguade mais influência mundial. A burguesia cresce cada vez mais, pois têm condições de se sustentar diante as crises. Simplificando: globalizamos, mas não nos solidarizamos.
QUESTÕES:
1. Na reportagem publicada na Folha de Londrina sobre os acontecimentos fatídicos ocorridos com os trabalhadores, o que ocorreu é decorrente de Condições inseguras ou Atos Inseguros? Justifique sua resposta apontandoos valores implicitos nas ações da empresa.
Baseado no que disse Marcelo Valente gerente da BBA, foi um Ato Inseguro. A maneira como os funcionários agiram sem pensar no perigo que corriam, consciente ou inconscientemente, se ninguém freqüentava o local havia riscos de acidentes, tanto quanto não era para estarem naquele local sem permissão e também sem os equipamentos necessários.São esses osatos responsáveis por muitos dos acidentes de trabalho e que estão presentes na maioria dos casos em que há alguém ferido.
Nota-se que nas investigações de acidentes, que alguns atos inseguros se sobressaem entre os catalogados como os freqüentes, embora essa maior evidência varie de empresa para empresa. É classificado como Ato Inseguro usar máquinas sem habilitação ou permissão.

2. Cite osobjetivos da CIPA em uma empresa e a responsabilidade a ela atribuída.
A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, o resultado da discussão será encaminhando aos SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e emMedicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. Suas responsabilidades são:
Discutir os acidentes ocorridos, sugerir medidas de prevenção de acidentes julgadas necessárias, por iniciativa própria ou sugestões de outros empregados, encaminhando-as aoSESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador; promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança e medicina do trabalho ou de regulamentos e instrumentos de serviço emitidos pelo empregador; despertar o interesse dos empregados pela prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais e estimulá-los permanentemente e adotarcomportamento preventivo durante o trabalho; participar da campanha permanente de prevenção de acidentes promovida pela Instituição; registrar, em livro próprio, as atas das reuniões da CIPA, e enviar, mensalmente, ao SESMT e ao empregador, cópias das mesmas; investigar ou participar, com o SESMT, da investigação de causas, circunstâncias e conseqüências dos acidentes e das doenças ocupacionais,...
tracking img