Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARX WEBER


Max Weber produziu uma sociologia compreensiva, a maior preocupação dele era com a compreensão das atitudes das pessoas na sociedade. A função de compreender alguns aspectos dasociedade separa o cientista social das instituições que desenvolvem ações práticas de mudança, como o movimento operário, ou mesmo a política. Ele faz uma clara distinção entre o cientista, homem do saber,das análises frias e penetrantes e o político homem de ação e decisão.
Para Weber a sociedade é fruto das ações racionais dos indivíduos que fazem conscientemente suas escolhas em todas as áreas davida humana. Os indivíduos tem a capacidade de exercer sua vontade própria, independente da sociedade. As pessoas são mais importantes que a sociedade, já que elas “dão vida” à sociedade, participandonas instituições sociais, com a família, escola, etc.
A ação social é o objeto de estudo da sociologa compreensiva. E é tudo aquilo que o indivíduo faz orientando-se pela ação dos outros. Weberdistingue alguns tipos de ação social: Ação tradicional é estabelecida pela tradição, costume ou hábito enraizado. Ação afetiva é aquela em que a pessoa age sem pensar, levada pelas emoções. Ação racionalcom relação a fins implica na existência de um objetivo a ser alcançado com meios racionais. (WEBER, 1997).
Ação racional em relação a valores é fixada pela crença e importância atribuída a umvalor, algumas concepções que são consideradas importantes pelos indivíduos, como honra, moralidade, justiça, etc.
Weber mostra a diferença entre ação e relação social, a ação social refere-se a umindivíduo. Na relação social é diferente, é preciso que o sentido da ação seja compartilhado por um grupo de pessoas.
A tarefa do cientista social é partir da interpretação do significado subjetivo da açãodos indivíduos, tentando compreender os nexos causais que fornecem o sentido da ação social.
Weber se dedicou a política, compreendendo os fundamentos da dominação legítima, que é obtida sem usar...
tracking img