Cultura e sociedade espanhola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Espanha
Sociedade e Cultura

Introdução
!

Espanha é provavelmente mais conhecida pelas touradas e pelo flamenco, mas conta também com pintores de fama mundial como são os casos de Salvador Dalí e de Pablo Picasso, atletas como Rafael Nadal e Fernando Alonso e atores como Penélope Cruz ou Antonio Banderas. Possuindo também uma arquitetura muito rica, cheias de detalhes, mesquitasespalhadas pelo pais, que hoje são igrejas católicas. Devido à amplitude temporal e geográfica que tem a história da Espanha, a cultura espanhola teve múltiplas fontes de influências e manifestações, sendo, arte, tradições, literatura, língua e dialetos, música, gastronomia

Arquitetura
!  

A arquitetura da Espanha revela a influência dos vários povos que dominaram o país. Alguns aquedutos, pontes eoutras edificações dos antigos romanos ainda estão em uso., enquanto ruínas de outros monumentos romanos podem ser vistas em todo o país. Mesquitas (templos) construídas pelos mouros erguem-se em algumas cidades do sul, embora a maioria dessas construções sejam agora igrejas católicas. A enorme catedral de Córdoba foi construída como mesquita no século VIII. Mais de mil colunas de granito, jaspe,mármore e ônix sustentam suas arcadas. Os mouros construíram castelos fortificados chamados alcáçares. O mais famoso e o esplêndido Alhambra, em Granada.

!

!  

Arquitetura
!  

A Espanha tem cerca de 1400 castelos e palácios, incluíndo os alcáçeres. O Escorial, que é uma combinação de mausoléu, igreja, mosteiro e palácio, se encontra a cerca de 48 km ao noroeste de Madri. Foiconstruído no século XVI: é uma das maiores edificações do mundo. A estrutura de granito cinzento ocupa quase 37 mil metros quadrados, tem 300 salas, 88 fontes e 86 escadas. Os túmulos de muitos monarcas espanhóis encontram-se no Escorial. A uma distância aproximada de 16 km do Escorial fica o Vale dos Caídos, outro monumento aos mortos. Os mausoléus encontramse no inteiror de uma montanha. Cerca de 46mil mortos durante a Guerra Civil Espanhola estão enterrados nesse local, assim como o corpo do ditador Francisco Franco. Uma cruz com 150 m de altura, feita de concreto armado, foi colocada em cima da montanha.

!  

Música
!

Ao contrário de muitos outros países europeus, a Espanha foi berço de poucos compositores importantes de óperas e sinfonias. No século XVII, compositores espanhóiscriaram uma modalidade de chamada zarzuela, que combina canto e diálogo. Os músicos mais cinhecidos da Espanha no século XX são o violoncelista Pablo Casals, o compositor Manuel de Falla e o violonista clássico Andrés Segóvia. cada região tem suas canções e danças especiais. O acompanhamento é feito com castanholas, violões e pandeiros. Danças espanholas como o bolero, o fandango e o flamencotornaram-se mundialmente conhecidas.

!   Na Espanha existem cantos e danças folclóricas. O povo de

Artes
!   A Espanha tem uma rica tradição artística e foi berço

de alguns dos maiores pintores e escritores do mundo. As artes na Espanha tiveram seu apogeu no chamado Século de Ouro, entre os séculos XVI e XVII, quando o país era uma das maiores potências mundiais. Desde então as artes tiveramuma certa decadência, mas houve um renascimento no século XX.

Alguns escritores
!   !  

LOPE DE VEGA: (1562 - 1635) Poeta e dramaturgo barroco, é considerado o criador do teatro espanhol do século XVII. FEDERICO GARCÍA LORCA: (1898 - 1936) Ídolo literário dos fãs do binômio liberdade e rebeldia, o escritor granadino cantou a Espanha na maioria de seus versos. PEDRO CALDERÓN DE LA BARCA:(1660 - 1681) Quando escreveu que "toda la vida es sueño y los sueños, sueños son", o dramaturgo talvez não imaginasse que a peça "A Vida é Sonho"(1635) faria sucesso tal a ponto de destronar Lope de Vega. MIGUEL DE CERVANTES (1547 - 1616) - Sinônimo de literatura espanhola, o autor de "El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha" (1605) revolucionou o mundo da pena e do papel ao utilizar...
tracking img