Cultura e religião do sul do brasil

CULTURA:

A cultura artística da região Sul do Brasil é muito rica, justamente por ter recebido influência de diversas colônias de imigrantes, como os alemães, os italianos,os poloneses e os ucranianos. Os colonizadores foram os primeiros a chegar na região anteriormente habitada pelos povos ameríndios.
As missões jesuíticas foram fundadas nooeste do Paraná no século XVI antes dos bandeirantes expulsarem para a região do Rio Grande do Sul e Argentina, levando a cultura do chimarrão para estas regiões. Se chamavaRepública Real del Guairá e sua capital era Ontiveros (atual Guaíra - PR), a terceira maior cidade da América do Sul na época depois de Assunção e Buenos Aires.
A cultura gaúcha émuito forte e influencia toda a região. As principais manifestações estão na culinária, na literatura e na dança.
Curitiba foi eleita em 2003 a "Capital da Cultura dasAméricas" pela entidade CAC-ACC e sediou o evento COP 8 MOP 3 da ONU de 20 a 31 de março de 2006.
A Região Sul do Brasil já foi retratada como paródia geopolítica na enciclopédiahumorística Desciclopédia como o país fictício denominado de Estados Unidos do Sul, nação composta pelos três estados da região com seus respectivos nomes: Nördregion (Paraná),Mittelregion (Santa Catarina) e Südregion (Rio Grande do Sul).

RELIGIÃO:
A tradição cristã (catolica) no sul do Brasil é herança da imigração italiana e polonesa, alem doscatolicos com descendência de alemães. Portanto é uma religião sólida, em que não há muita concessão à modernidade.
O Protestantisimo tambem é bastante difundido, principalmenteao se tratar da Igreja Luterana, vinda com os alemães.
Portanto, são pessoas que convivem em harmonia, e ainda estão a salvo dos assaltos néo-pentencostais em larga escala.