Cultura e poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUCAPE BUSINESS SCHOOL
Mestrado em Administração de Empresas
Turma: 2011/2 – Matutino
Disciplina: Clima, Cultura e Poder
Professor: Dr. Bruno Fêlix
Aluna: Tarciane Roldão
Data:25/06/2012

RESUMO

Este resumo do artigo “Traços brasileiros para uma análise organizacional” tem a finalidade de apresentar a síntese das principais ideias abordadas pelo autor Alexandre Borges deFreitas.

O artigo abordou a cultura organizacional sob a visão da cultura brasileira, mostrando as suas origens, especificidades e “traços culturais” dessa cultura tão diversificada, pragmática,paradoxal e muitas vezes contraditória.

As empresas devem avaliar e compreender a cultura do lugar onde a sede (matriz) vai ser implantada ou onde as suas ramificações (filiais) serão instaladas paraassim minimizar os riscos e conflitos e em contrapartida maximizar os bons resultados de uma prática gerencial mais planejada e articulada para as multinacionais, pois cada local, região ou país temseus valores culturais, seus pressupostos básicos e seus traços nacionais, distintos. Esse conjunto de valores coletivos e intangíveis proveniente de seus fundadores, de sua origem histórica e domercado, que direcionam no dia a dia dentro das organizações os indivíduos na sua forma de agir, pensar e sentir.

As organizações fazem parte da subcultura de uma sociedade, com isso a cultura brasileiraé uma verdadeira mistura do povo africano, português, indígena ou o chamado “triângulo racial” formado por negros, brancos e índios, onde essa heterogeneidade mostra traços comuns a todos osbrasileiros, ocasionando uma identidade ou uma “alma nacional”, tentando assim suprimir a ideia de caos cultural, vista por uns, devido a influência da imensa diversidade de culturas externas e pela suadimensão geográfica com demasiadas diferenças regionais. Com toda essa miscigenação, foi a cultura portuguesa que mais acrescentou as raízes brasileiras com suas características flexíveis e antagônicas....
tracking img