CULTURA E PODER ORGANIZACIONAL E NOVAS FORMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL

3164 palavras 13 páginas
FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CULTURA E PODER ORGANIZACIONAL E NOVAS FORMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL

CULTURA E PODER ORGANIZACIONAL E NOVAS FORMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL

Trabalho de Sociologia para administração, apresentado à Faculdade Católica Dom Orione como requisito parcial à obtenção de nota em Administração.

Orientadora: Helena

ARAGUAÍNA
2014
INTRODUÇÃO

O trabalho será todo baseado no capitulo 5 do livro “Sociologia da Administração” da socióloga Eva Maria Lakatos. Nesse capitulo esta apresentada a formação de uma cultura organizacional, como se forma, opiniões de estudiosos sobre o caso.
Observaremos também a distribuição do pode na organização e também conheceremos novas formas de gestão empresarial, nas quais grande parte foi aplicada pela cultura japonesa.

Cultura Organizacional

Para Schein, a cultura de um grupo pode ser definida como um padrão de pressupostos básicos que ele aprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e de integração interna. Para ele cultura é, principalmente, o que se transmite às novas gerações participantes de um grupo social. Porem uma pessoa ao entrar em uma nova cultura ira aprender apenas os aspectos mais visíveis já que os mais profundos terá acesso somente aos membros mais velhos e com melhores posições naquela cultura. Portanto segundo Rocher, a socialização é o processo pelo qual, ao longo da vida, a pessoa humana aprende e interioriza os elementos socioculturais de seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, e adaptando-se, assim, ao ambiente social em que deve viver. Uma socialização sempre ocorrerá quando uma pessoa se movimentar no interior da organização e assumir um novo papel. Esta

Relacionados

  • Pós-graduado
    24412 palavras | 98 páginas