Cultura e marketing expericial das industrias tabagistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 75 (18505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




O lucro gerado pelo fumo no Brasil movimentou 16,94 bilhões de reais entre 2009 e 2010. (ANUÁRIO BRASILEIRO DO TABACO, 2010, p. 15). O fumo traz muitas despesas à sociedade. Uma proibição abrangente sobre a publicidade e promoção do tabagismo é a forma mais eficaz de abordar o impacto prejudicial da publicidade do tabagismo. Proibições parciais permitem que as empresas detabaco encontrem novas formas de anunciar seus produtos. As empresas de tabaco procuram enfraquecer o apoio do público ou da legislação em relação a políticas eficazes de controle do tabagismo através de várias táticas de mídia, incluindo o patrocínio corporativo de eventos, campanhas de imagem corporativa que destacam seu trabalho social.
Para ademais, as empresas desenvolvem campanhasintensas de marketing que incluem promoções e patrocínios para o incentivo ao fumo, criando estratégias para vender a imagem de que o cigarro é socialmente aceitável, difundido e glamoroso. É interessante notar que apesar da proibição da veiculação de propagandas tabagistas a indústria do cigarro tem conseguido provar que isso não afeta as vendas totais, tornando-se um produto ímpar que podesobreviver graças a suas ações de marketing social. (PORTALDOMARKETING, 2010).
Por outro lado, as indústrias de tabaco se aprimoram na produção de novos produtos ao “gosto do freguês”, apresentando versões variadas para gostos específicos. O marketing é aprimorado de forma a atingir de maneira especial cada segmento da população. As indústrias se aprimoram, assim como o comércio que se estabelece emtorno da venda destes produtos. A indústria tabagista recorreu a ações de marketing, com seus objetivos voltados principalmente para a manutenção ou elevação do número de fumantes. O incentivo a antigos usuários começarem a fumar novamente, a redução da vontade de um fumante em parar e a contínua substituição de fumantes que morreram ou pararam de fumar.
Entender como é o funcionamento domarketing experiencial e de outras vertentes, é essencial. E através desta pesquisa, podem-se identificar os patamares do marketing ou comunicação mercadológica, para diferenciar o marketing experiencial e aprofundar a pesquisa sobre os fatores de impacto do produto.
Desta forma, promoverá um sistema de defesa da sociedade contra as táticas e engrenagens do modo sistemático utilizado pelasempresas para promover seus produtos de forma subliminar. Busca-se expor todos os fatos em relação ao funcionamento do marketing experiencial acoplado a técnicas indutivas, isto significa técnicas subliminares. E explorar fatores receptivos em termos de ação na comunicação mercadológica.
Tem-se aqui, o propósito de investigação da empresa Souza Cruz, a qual surgiu no ano de 1903. A empresa éuma das maiores no setor de produção e venda de tabaco, e divide mercado no Brasil com a Philip Morris. Realiza a importação e produção de mais de 180 marcas de cigarro no país. E é controlada pela British American Tobacco.
Entender como a Souza Cruz programa novas marcas de cigarro, estabelece valores associados a tais marcas, cria mercados consumidores e nichos específicos para suprir anecessidade de estilos de vida dos indivíduos, é fundamental para o desenvolvimento deste trabalho.
A pesquisa em questão, relaciona-se com a segunda linha de pesquisa do Cepec. Essa linha de pesquisa abrange as questões de interações comunicacionais e a vinculação social estabelecida entre sujeitos e organizações. Procura-se compreender como a empresa Souza Cruz e as marcas de cigarro,propõem a interação com os diversos públicos, abordando estudos de práticas de interação sócio-comunicacional entre a empresa e o público-alvo.
Este projeto tem como objetivo geral, analisar as percepções dos consumidores de cigarros, de seus hábitos e suas relações com os produtos da Souza Cruz. Investigando a existência das tais técnicas e signagens subliminares desde o início do processo...
tracking img