cultura e ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
6 Cultura e ideologia Vivemos num mundo de comunicações. Vemos televisão, fazemos pesquisas naUnidade internet, contatamos pessoas por e-mail, MSN ou sites de relacionamento, lemos jornais e revistas, ouvimos rádio. Estamos mergulhados na cultura e na ideologia.
19 CapítuloMesclando cultura e ideologiaDominação e controleVários autores procuram demonstrar que os conceitosde cultura eideologia não podem ser utilizadosseparadamente.O pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937)analisou a questão com base no conceito dehegemonia e no que ele chama de aparelhos depersuasão.Hegemonia  processo pelo qual uma classe Thinkstock/Getty Imagesdominante consegue fazer seu projeto seraceito pelos dominados.
19 Capítulo Mesclando cultura e ideologia Aparelhos de persuasão  práticasintelectuais e organizações no interior do Estado ou fora dele (livros, jornais, escolas, música,Thinkstock/Getty Images teatro, televisão, etc.) utilizadas para disseminar o projeto da classe dominante. Cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e de aprendizagem.
19 CapítuloMesclando cultura e ideologiaPara Gramsci, uma classe setorna hegemônica quando,além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, o consenso, que é desenvolvido por um sistema de ideias elaborado por intelectuais a serviço dopoder, para convencer a maioria das pessoas.Por esse processo cria-se uma “cultura dominanteefetiva”, cujo objetivo é demonstrar que a visão demundo de quem domina é a única possível.
19 CapítuloMesclando cultura eideologiaDe acordo com Gramsci, é possível haver um processode contra-hegemonia, desenvolvido por intelectuaisvinculados à classe trabalhadora.Contrapondo-se aos ideais Thinkstock/Getty Images burgueses transmitidos pela escola e pelos meios de comunicação, essesintelectuais defendemoutra forma de “pensar,agir e sentir” nasociedade em que vivem.
19 Capítulo Mesclando cultura e ideologia O sociólogofrancês Pierre Bourdieu formulou o conceito de violência simbólica para designar formas culturais que impõem como normal um conjunto de regras não escritas nem ditas.Angeli A dominação masculina é um exemplo: as mulheres, consideradas em nossa sociedade “naturalmente” mais fracas e sensíveis, devem se submeter aos homens. A sociedade aceita essa ideia como Naturalização da corrupção em charge deAngeli [s.d.]. se fosse verdadeira.
19 CapítuloMesclando cultura e ideologia Para Bourdieu, é pela cultura que os dominantes garantem o controle ideológico, mantendo o distanciamento entre as classes sociais. Assim, práticas culturais distinguem quem é de uma classe ou de outra. Os “cultos” têm conhecimentos científicos, artísticos e literários que os opõem aos “incultos”. Isso é resultado deuma imposição cultural (violência simbólica) que define o que é ter “cultura”.
19 CapítuloMesclando cultura e ideologia A violência simbólica ocorre de modo claro no processo educacional. Na escola, deve-se obedecer a um conjunto de regras e aprender saberes predeterminados. Essas regras e saberes não são questionados e normalmente Th não se pergunta quem ink s to k/c Ge t os definiu. ty Imag es
19 CapítuloMesclando cultura e ideologiaTheodor Adorno e Max Horkheimer procuraramanalisar a relação entre cultura e ideologia combase no conceito de indústria cultural, cujo objetivo é a produção em massa de bens culturais paraser consumidos como qualquer mercadoria.As empresas envolvidas na indústria cultural têm alucratividade e a adesão incondicional ao sistemadominante comofundamentos, e colocam a felicidadenas mãos dos consumidores mediante a compra dealguma mercadoria cultural.
19 Capítulo Mesclando cultura e ideologia Ao consumir produtos culturais, nos sentimos integrados a uma sociedade imaginária, sem conflitos e sem desigualdades. A indústria cultural promoveShepard Sherbell/Corbis Saba/Latin Stock uma fuga do cotidiano: o indivíduo se aliena para poder...
tracking img