Cultura e identidade juvenil em tempos de globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura e identidade juvenil em tempos de globalização

Introdução

Em meio às constantes transformações vividas na cultura contemporânea, com a consolidação do processo da globalização, que trouxe consigo uma intensificação dos fluxos econômicos, de pessoas e de informação, a construção de um imaginário social é cada vez mais perpassada por elementos interculturais.
Tendo essespressupostos em mente, e partir das reflexões e estudos feitos em sala de aula, elaboramos uma pesquisa de campo que abarcou 42 jovens entre 17 e 25 anos, sobretudo de Niterói e do Rio de Janeiro, a partir dos seguintes questionamentos: Quem você é? Com quem ou com o que você se identifica? O que é identidade para você? Com base nos resultados obtidos, procuramos identificar as características de talfaixa etária, analisando o que seria um senso comum entre eles, como também destacando algumas respostas que fugiram do habitual, comparando e analisando com os textos teóricos estudados. A partir daí, surgiram algumas indagações: Será que é possível termos várias identidades? Com uma interação e uma velocidade cada vez maior, há uma resposta certa a se dar quando se pensa em identidade?
É o quevamos procurar refletir ao longo deste trabalho.












Juventude, Identidade e Globalização

Compreende a juventude como uma construção social, histórica e cultural. É um período de transição, genericamente definido entre a infância e a maturidade (ligadas à capacidade de reprodução), quando se conclui na “inserção no mundo adulto”, tornar-se responsável, dono de suaprópria vida.
Hoje, houve a perda da linearidade deste processo, as condições que apontam o término da juventude podem ser relativizadas, indo de acordo com as trajetórias de cada indivíduo. “A juventude não está pronta, é uma construção que nasce da luta entre jovens e adultos”, nos confirma Bourdieu. Momento de experimentações, conflitos e reflexões, tomadas de decisões que participarão naformação de sua identidade individual e coletiva.
Os ideais dessa juventude são individualistas e voltados para a preparação da vida profissional, econômica e afetiva. É um projeto de sobrevivência, como ter um bom emprego, garantir uma boa qualidade de vida. No entanto, atua na sociedade principalmente através de movimentos culturais. Os jovens se expressam por meio de grupos identitários,religião, estilos, costumes, gírias, roupas, músicas, esportes, entre diversos outros, reconhecendo “Juventudes” como sinônimo de diversidade.
Há uma crítica muito grande em relação ao posicionamento sócio-político do jovem hoje perante a sociedade de que ela é alienada do seu tempo e suas ações são vazias. Isso comparando com as décadas anteriores é fato, mas não implica dizer que ajuventude não se manifesta e não participa. Suas ações atuais caracterizam-se apenas diferente àquela que a identificou anteriormente. Os adolescentes transformavam qualquer desejo em ação. Devido à presença maciça dos meios de comunicação e o nascimento da internet, nos quais criaram uma teia instantânea de informações em cadeia, com tanta informação a ser digerida, ele acaba conhecendo apenassuperficialmente os fatos, permanecendo perdido sem obter um direcionamento. O jovem só está motivado o bastante para agir, quando o problema interfere diretamente em sua vida pessoal, profissional ou acadêmica. Constituem um reflexo da vida das cidades grandes, e sua maneira de pensar e agir é influenciada desde criança pelo mundo veloz e multifacetado da tecnologia.


Esse estadotecnológico avançado é dado a globalização. Fenômeno gerado pela dinâmica do capitalismo, aumento da circulação de pessoas e produtos. Formação de uma aldeia global visando maiores mercados para os países centrais, meio de interconexões que ligam sociedades num processo sem fim de rupturas e fragmentações. As transformações que nascem em uma parte, rapidamente se fazem sentir também em todas as demais....
tracking img