Cultura e clima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é que o conceito de clima organizacional acrescenta ao conceito de cultura organizacional?

A cultura organizacional foi definida por Schein (1985), como um conjunto de assunções implícitas partilhadas e tomadas como verdadeiras por um grupo, as quais determinam o modo como esse grupo percepciona, pensa e reage aos vários ambientais. A cultura pode ser concebida como um conjunto devalores e práticas definidos e desenvolvidos pela organização, com base nos quais é socialmente construído um sistema de crenças e normas e expectativas que moldam o pensamento e o comportamento dos indivíduos. As práticas assim desenvolvidas, sendo embora especificas de cada organização.
Nassar (2000), diz que cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos osmais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do quotidiano, metas e objectivos. Podemos afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa. A cultura organizacional não é algo pronto eacabado, mas está em constante transformação, de acordo com sua história, os seus actores e com a conjuntura.
A Cultura Organizacional exerce diferentes funções no seio dos grupos e das organizações. Ela tem uma função adaptativa e integradora, a cultura enquanto elemento vital para a sobrevivência do próprio grupo, tanto em termos de adaptação ao meio eterno como de integração do meio interno. Noentanto, esta função adaptativa da cultura organizacional só é exercida enquanto as condições do meio envolvente se mantiverem estáveis. Quando, por alterações externas, os objectivos ou a própria missão da organização se alterarem, a cultura poderá mesmo Ter um efeito contraproducente, na medida em que a estabilidade e a continuidade por ela induzidas poderão dificultar o processo de readaptação àsnovas condições envolventes. Tem um função estabilizadora a cultura fornece um quadro de referências sólido que confere sentido à realidade organizacional, actuando como um elemento de redução da incerteza e da ansiedade. Esta função é particularmente relevante nas situações de mudança em que exista necessidade de enfrentar cenários incertos e ambíguos. A cultura é um conjunto de característicasque individualizam e diferenciam uma organização das demais, conferindo-lhe uma identidade própria, bem como é, um referencial de orientação do comportamento organizacional e estratégias defendidas pelos grupos para a organização. A cultura organizacional poderá ser transmitida ao longo do processo de socialização dos novos elementos, nas fases de socialização antecipatória, acomodação e gestão. Oconjunto de actividades definidas pela organização no sentido de tornar os novos elementos aptos a desenvolverem o seu papel social, integra necessariamente uma componente referente ao contacto/absorção da cultura organizacional.
Por outro lado o clima organizacional para Mcmurray (2003), pode ser visto como produto de interacções dos membros da organização e tem sido definido como um conjuntode características que descrevem uma organização e que a distinguem de outras, com a particularidade de ser relativamente durável no tempo e influenciar no comportamento das pessoas que actuam em tal contexto
O clima organizacional é, determinado pela percepção da interacção de variáveis vinculadas a macro-dimensões que delineiam o funcionamento da organização – relacionadas usualmente a normase valores, a condições estruturais e ao ambiente físico e psicológico e que são captadas, interpretadas e avaliadas continuamente pelos indivíduos. O clima organizacional expressa a qualidade e propriedades do ambiente organizacional que são percebidas ou experimentadas pelos membros da organização e influenciam tanto o comportamento individual quanto colectivo na busca de resultados. A conta...
tracking img