Cultura e clima organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAIS
CLIMA ORGANIZACIONAL
Assim como o clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da terra, o clima organizacional compreende os fenômenos subjetivos e objetivos existentes que permeiam o ambiente de trabalho. Nas organizações, utilizamos a palavra clima para descrever o grau de satisfação/insatisfação existente em uma organização, soba ótica daqueles que lá trabalham.
Para Coda (1997) apud (citado por) Bispo (2007), o clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos membros da empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização.
Já Ricardo Luz (2007, p. 12) define o clima organizacional como “o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, numdado momento”.
Ambas as definições são bastante recentes e atualizadas, e permitem que o leitor possa compreender aspectos básicos, que constam nas três definições:
1 – O clima organizacional está relacionado à satisfação dos funcionários;
2 – O clima representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados isoladamente, e sim em conjunto.
CULTURA ORGANIZACIONAL
A palavra cultura é umconceito complexo que se assimila a valores, normas, crenças, costumes. Tylor (1871) apud Laraia (1992) propôs uma das primeiras definições de cultura, como sendo “aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, morais, leis, costumes e qualquer outra capacidade ou hábito adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
A partir da definição de cultura, podemos definir a culturaorganizacional, que segundo Kissil (1998), também pode ser chamada de cultura corporativa, e representa o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Beckhard (1972) apud Chiavenato (1998), “cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, umaforma de interação de relacionamentos típica de uma determinada organização”. Em outras palavras, é o conjunto de atributos físicos e psicossociais de uma organização que caracteriza o seu modo de ser e determina sua identidade.
A cultura corporativa também se refere ao sistema de significados compartilhados por todos estes membros, e também como o fator que distingue uma organização das demais. Ascaracterísticas de cada indivíduo quando se relaciona com outras pessoas dentro de qualquer grupo social, são a base para as características do grupo como um todo. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivosorganizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.
FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
A essência da cultura de umaempresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura também se manifesta de diversas formas tais como o discurso, a distribuição física e políticas de RH. E também pelo “não dito”,pelos “tabus” internos e outras variáveis que dificilmente conseguem ser mensuradas por algum instrumento de pesquisa. Para estas outras formas não há nada mais eficiente do que um observador bem treinado e conhecedor do assunto.
Pinto (2005, p. 32-33) em sua dissertação sobre cultura organizacional: "Histórias que circulam por muitas organizações narrando acontecimentos sobre os fundadores,...
tracking img