Cultura e ética organizacional.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

DEPARTAMENTO
ECASE

PROFESSOR - Drauzio
INTRODUÇÃO
Está evidente que a sociedade não suporta mais os “jeitinhos”, a corrupção, a malícia, o erro, entre outros fatores. A ética deve nortear as ações das organizações na condução dos seus negócios. Geralmente, as empresas têm elaborado manuais e códigos de ética empresarial. É inegável que esses instrumentos têm porobjetivo estabelecer o que se espera uns dos outros. Certamente, a prática da ética torna o ambiente de trabalho mais respeitável e poderão levar a excelência dos produtos e/ou serviços prestados nas relações de negócios das organizações. A ética é a ciência da moralidade. A palavra ética quer dizer algo estável e firme. A ética pressupõe a aplicabilidade de princípios. Significa preocupar-se coma conduta. O indivíduo ético se preocupa com o que ele é e faz. É uma questão de dar valor às suas atitudes. Segundo o Dicionário Virtual Michaelis, a ética é a “parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais de conduta humana”.. Para Arruda e outros (2001:42):

“A ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, enquanto livres eordenados a seu fim último. De modo natural, a inteligência adverte a bondade ou malícia dos atos livres, haja vista o remorso ou satisfação que se experimenta por ações livremente realizadas. Cabe sempre a dúvida, no entanto, sobre o que é o bem e o mal, ou por que tal ação é boa ou má. A resposta a tais questões conduz a um estudo científico dos atos humanos enquanto bons ou maus.”

O termoética provém do vocábulo grego ethos, que significa costume, índole, modo de agir habitualmente. Tem um sentido semelhante ao termo latino mos, moris, do qual derivou apalavra moral. Para Licht (1996:28)

[...] “... ao impor a si mesmo certas obrigações, certas normas, o homem que obedece a tais leis encontra também as condições de sua liberdade. E é ao obedecer às leis que a simesmo propôs, que o homem encontra a possibilidade de sua autonomia, de sua liberdade”.

Aqui, o homem estará agindo com moralidade por meio do dever e da imposição de normas que provêm da razão, para si próprio. O dever obriga. Pode forçar-nos a fazer o que provavelmente não desejamos ou que pelo menos não seria agradável fazê-lo. E quando nos obriga a fazer aquilo que favorece a liberdade dohomem, que é autônomo, ou seja, tem a sua liberdade, tem por base dar ao homem o poder de realizar (provocar por vontade própria algum efeito ou mudança) o que ele vê que é o melhor, ou o mais racional. Podemos inferir, portanto, que o homem é legislador e membro de uma sociedade ética porque é ele que vê o que deve ser feito. É membro porque obedece aos deveres que a sua própria razão lhe ordena,como legislador. Em face ao acima exposto, podemos inferir que a “ética” está preocupada com valores morais, com ações de bem ou de mal, com a conduta, com o modo de ser e agir das pessoas e, destarte, pode compreender os motivos da sociedade, das empresas e dos estudiosos em estudá-la numa abordagem empresarial.Para melhorar a imagem da empresa, buscar a fidelidade de seus consumidores,o”Marketing Social” é uma das ferramentas utilizadas pelos gestores das empresas que, por meio da responsabilidade social, visam aumentar seus lucros e potencializar seu desenvolvimento,buscando a longevidade de seu negócio, cujo tema não será abordado neste artigo. Caracteriza se, porém, como extremamente interessante para estudos futuros, haja vista o crescente interesse por parte dos administradores ougestores em colocá-lo em prática. Normalmente, a palavra moral associa-se à religião. Porém, neste artigo, daremos sentido de ciência prática de caráter filosófico, já que as ciências humanas têm estudado o homem e suas ações ao longo da história, como é o caso.
ÉTICA EMPRESARIAL

A ética profissional está voltada para as profissões, para os profissionais, para as associações e entidades de...
tracking img