Cultura sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA SUSTENTAVEL

Todo e qualquer ser humano tem cultura. Esta é uma das poucas “verdades absolutas” da Antropologia. Apesar da afirmação parecer óbvia, não é, pois muitagente ainda pensa que alguns seres humanos não têm cultura. Outros acreditam que só eles a possuem. Uma minoria, mas de grande poder financeiro e social, crê, firmemente, que suacultura é superior a dos outros. Por isso, eles se julgam melhores e superiores. Talvez, devido à essa ideia que se pretende dominante, uma grande maioria acostumou-se, ou foiacostumada, a pensar que não tem cultura alguma.
As instituições educacionais, em geral, são mestres em desqualificar suas próprias definições. Pensam cultura como algo grande,amplo, abrangente e universalizador e a praticam de forma pequena, residual, excludente e corporativa4.
É muito comum se ouvir “este é um problema cultural”, quando alguém quer sereferir a algo que não sabe bem o que seja ou quando é uma questão de difícil solução, ou quando não se quer dizer nada.
O grande desafio que o país enfrenta é pressão quedesenvolvimento exerce sobre as estruturas tradicionais brasileiras, sejam sítios urbanos de valor cultural, sítios arqueológicos, assentamentos indígenas; sejam as populaçõestradicionais, seus conhecimentos e práticas.
O crescimento do consumo, da inovação e do entretenimento dinamiza a indústria cultural no Brasil, entretanto, refletindo a tendência mundial,esse é um setor de forte tendência à concentração. Mais uma vez, depara-se, de um lado, com a oportunidade de reforço de setores mais dinâmicos da indústria cultural como oaudiovisual, a música, o design e, de outro, com sérias limitações de distribuição, acesso e de mão-de-obra qualificada quando se trata de setores com maiores exigências tecnológicas.
tracking img