Cultura rligiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
*ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA DE G2

1
1.     Esta questão é objetiva e trata das seguintes religiões: CONFUCIONISMO, XINTOÍSMO e TAOÍSMO. Leia com atenção as frases abaixo e depois assinale a única alternativa que possui uma AFIRMATIVA FALSA.
Peso: 1.0

    ( )O Xintoísmo, religião de caráter nacionalista, ensinava que não somente a família imperial, mas sim, que todos japoneses eramdescendentes diretos de uma linhagem divina.

    ( ) Uma das principais características do Xintoísmo é a crença no contato com os Kamis, espíritos dos antepassados, contato este que é realizado e mediado através de cerimônias religiosas tanto nos templos como nos lares.

    ( ) O Taoísmo dá grande valor a todas as formas de auto-afirmação e competição, influenciando de modo impressionante acultura oriental, onde predomina o individualismo e a busca pelo poder.

    ( ) O Confucionismo ensinava que o amor devia ocupar um lugar importante na vida das pessoas, devendo o mesmo também ser apoiado por estruturas sociais e por um etos coletivo.

    ( ) Uma característica comum às religiões orientais é o respeito que as mesmas têm para com os idosos, por sua experiência e sabedoria.

22.     Esta questão é associativa e se refere a JESUS CRISTO. Relacione as religiões com sua devida representação da figura de Jesus Cristo.
Peso: 1.0

1    1-Hinduísmo

2    2-Budismo

3    3-Islamismo

4    4-Cristianismo

5    5-Taoísmo

6    6-Judaísmo

7    7-Espiritismo

    ( ) Jesus é ao mesmo tempo Deus e homem, aquele que conquistou o perdão dos pecados aos seres humanosatravés de sua morte na cruz e posterior ressurreição.

    ( ) Jesus é considerado uma pessoa especial, um avatar, alguém enviado por Deus para estabelecer paz e justiça entre os homens.

    ( ) Jesus é apenas considerado um profeta na linha sucessória que inicia com Abraão. Não é o filho de Deus, mas terá um papel no fim dos tempos para dirigir o ser humano rumo ao caminho da salvação.    ( ) Jesus é um indivíduo cujo padrão moral está acima da maioria dos seres humanos, o que faz dele um modelo de vida a ser seguido por todas as pessoas que desejam evoluir espiritualmente.

    ( ) Algumas correntes desta religião consideram que Jesus é um ser que veio ao mundo e atingiu a iluminação espiritual, se tornando uma espécie de bodhisattva para o povo judeu.

3
3.     Questão demúltipla escolha. Esta questão trata de aspectos presentes nos capítulos 6, 7 e 8. Assinale aquelas alternativas que contêm afirmativas INCORRETAS.
Peso: 1.0

     ( ) A visão de mundo do Cristianismo é a de que ele é criação de Deus, que entregou ao ser humano a tarefa de administrar e zelar por este mundo, promovendo a vontade do Criador.

     ( ) O Juízo Final é uma doutrina que inexisteno Cristianismo. Deus é tão bom que jamais julgaria alguém. O conceito de fim de mundo e julgamento é trazido apenas por teorias como a do império maia, que indica 2012 como a data de término do mundo.

     ( ) Advento, Natal, Páscoa e Epifania são algumas das tantas festas cristãs que relembram feitos divinos em favor dos seres humanos.

     ( ) A idéia de livre-arbítrio indica que o serhumano foi criado completamente livre e responsável pela sua liberdade. Para o Cristianismo o livre-arbítrio nunca existiu, sendo os seres humanos meros “marionetes” da vontade e desígnio divinos.

     ( ) Para o Cristianismo o ser humano é uma criação divina, tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus.

     ( ) Confúcio defendeu a idéia do amor incondicional, mesmo a aqueles que cometemprofundas atrocidades e crimes contra a vida. Diz Confúcio: “Respondei ao ódio com perdão e compaixão”.

4
4- Questão objetiva. O assunto desta questão é a IGREJA LUTERANA E EDUCAÇÃO. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale a opção que representa o conjunto correto das afirmações. A educação luterana é baseada em alguns princípios: 1) A educação é fruto da fé. Um povo educado...
tracking img