Cultura religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação 2 - Exercício Avaliativo
1
01) Questão de escolha múltipla. O ASSUNTO DESTA QUESTÃO É A RAZÃO PARA SE ESTUDAR NA UNIVERSIDADE UMA DISCIPLINA DE CULTURA RELIGIOSA. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale as alternativas que contêm uma afirmação VERDADEIRA.


Peso: 1.0

a) ( ) O estudo das religiões permite ao acadêmico uma compreensão mais ampla dos fatos e atosocorridos ao longo da história que comprovam a compreensão de pensadores, como Nietsche, Freud, para quem a religião não emprestou nenhuma contribuição aos povos , quer em seu surgimento e formação cultural, e, por isso, defendem a sua extinção por causa dos malefícios que ela pode trazer ao ser humano e à sociedade.

b) ( ) Conhecer a cultura religiosa tem também implicações no turismo elazer. Viagens para a Índia, China, países islâmicos como Irã, Paquistão, Marrocos, vão confrontar o indivíduo com cultura e religiosidade diferentes. Pelo fato de terem um conhecimento mais abrangente do fenômeno religioso, estes acadêmicos poderão mais facilmente compreender estas culturas e respeitar os costumes e comportamentos que elas apresentam, ou seja, desenvolver a tolerância religiosa.c) ( ) O estudo das religiões pode favorecer o desenvolvimento pessoal do indivíduo, pois as mesmas poderão auxiliar na reflexão de várias das perguntas existenciais do ser humano, como por exemplo: de onde viemos, o que somos e para onde vamos. Respostas a tais perguntas fazem parte do repertório religioso da maior parte das religiões.

d) ( ) O desaparecimento do fenômeno religiosoestá fadado a acontecer ainda neste século, em função da visão materialista e racional do ser humano moderno. Portanto, conhecer e estudar a cultura religiosa mundial serve tão somente para compreendermos o passado, sendo inútil para a construção do futuro, que eliminará qualquer influência espiritual, ética ou religiosa de suas ações e decisões.

e) ( ) A partir de uma abordagemantropológica, histórica e sociológica, é possível afirmar que a dimensão religiosa/espiritual demonstra ser um fenômeno de caráter universal, estando presente nas diversas culturas, épocas e civilizações humanas. Portanto, estudar o fenômeno religioso significa não só olhar para uma importante dimensão humana como também para os grupos sociais que fazemos parte.

2
02. Questão de múltipla escolha. OASSUNTO DA QUESTÃO É RELIGIÃO E SOCIEDADE CIVIL. Assinale as alternativas cujas afirmativas sejam VERDADEIRAS.
Peso: 1.0

a) ( ) Em 1947 eclodiu a constante tensão que havia entre hinduístas e muçulmanos, gerando a separação entre a Índia e o Paquistão. Esta é apenas uma prova das inúmeras implicações geopolíticas que as divergências religiosas provocam no planeta.

b) ( ) A religião, aolongo dos tempos, sempre favoreceu a igualdade social, étnica, racial e de gênero como demonstram o sistema de castas hindu, no qual não se faz acepção de pessoas, pelo contrário, todas possuem os mesmos direitos e privilégios religiosos e sociais.

c) ( ) Em 1947, liderados pelo líder Mahatma Ghandi, a Constituição da Índia conseguiu, a partir de um decreto-lei, erradicar o antigo sistemade castas hindu, tornando a Índia um modelo mundial de igualdade social e religiosa, que persiste até os dias de hoje.

d) ( ) A Segunda Guerra Mundial foi marcada por um fato com implicações religiosas, quando os pilotos japoneses, os kamikases, se sacrificaram jogando seus próprios aviões contra alvos inimigos. A lealdade ao imperador, considerado de origem divina, era um dos motivos paraestes pilotos cometerem tal ato extremo em prol do Japão.

e) ( ) É possível afirmar que as religiões orientais nutrem um profundo respeito pelas pessoas mais velhas, consideradas importantes para as gerações mais novas por compartilharem suas experiências e vivências, além de serem responsáveis por transmitirem as tradições culturais. Ser velho, para os orientais não é um peso, mas uma...
tracking img