Cultura portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO

FACULDADE DE DIREITO

1º CICLO DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EXPANSÃO INTERCONTINENTAL DA LÍNGUA E CULTURA PORTUGUESAS

“A Actualidade da Cultura Portuguesa”

Fernando Barbosa – nº 21505610

Trabalho intercalar de avaliação, apresentado na Unidade Curricular de Expansão Intercontinental da Língua e Cultura Portuguesas, sob orientação do RegenteProfessor Doutor Fernando Sousa e do assistente Doutor Paulo Amorim.

Porto
2011

Índice:

Introdução: 1
Cultura 2
Cultura Portuguesa 2
Perspectiva Histórica. 2
Cultura Portuguesa na Actualidade. 7
Manifestações. 7
Cultura Portuguesa. Que veículos. Que desafios. Que respostas. 11
Concluindo… 15
Bibliografia: 16

Introdução:
O presente trabalho insere-se na UnidadeExpansão Intercontinental da Língua e Cultura Portuguesas, leccionada na Licenciatura de Relações Internacionais, ministrada na Universidade Lusíada do Porto.
“I
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar!
Contra os canhões marchar, marchar!”
(A Portuguesa – Hino Nacional)
Aqui se apresentam condensados três símbolos da Cultura Portuguesa: a nossa, língua, o nosso hino e a nossa história.
Assim, este trabalho incidirá na actualidade da nossa cultura. Far-se-á uma incursão histórica exaltando os principais períodos do nossodesenvolvimento e produção culturais, ou os nossos retrocessos, já que também deles se constrói a nossa malha cultural. Incorreremos seguidamente no panorama cultural actual, incidindo em pólos e figuras culturais de relevância, que elevem nacional e internacionalmente os nossos sucessos e vitórias neste âmbito. Para desembocarmos nos desafios que se nos afiguram e nas formas de os ultrapassar.
Paraconcretizar o trabalho que se propõe, houve necessidade de recorrer a algumas fontes de informação relevantes e verosímeis, como tal acedeu-se a determinados documentos virtuais e procedeu-se à consulta de obras escritas de autor.
Utilizou-se de forma cuidada o método da Análise Documental como forma de redigir o documento que seguidamente se apresenta, no que concerne à referenciaçãobibliográfica fez-se uso das Normas APA (American Psychological Association) 5ª Ed.

Cultura
O professor Políbio de Almeida (1990) - citado por Nogueira (2005) na sua obra “Pensar a Segurança e Defesa”- define Cultura como sendo “um saber interiorizado, intuído, orgânico, hierarquizado e disponível para todas as situações do dia-a-dia. Gestos, atitudes, formas de comportamento, juízos de valor, tudoconsta deste ‘código’ que nos fornece respostas já elaboradas e imediatas. É mais que uma ‘lei social’” e é “… aceite por todos. Pela vontade de todos. A Cultura contém a vontade colectiva. Por isso ela contém a ‘verdade’ da comunidade a que pertence e, por tudo isso, ela não é apenas a matriz mais estrutural do Poder; é a essência do Poder.” (p. 272).
Esta definição constitui uma forte, abrangente eacessível afirmação, deixa transparecer a transversalidade deste conceito e esclarece que a sua complexidade é explicada pelos seus constituintes. Contudo, não sendo objecto deste trabalho discorrer acerca da definição de Cultura, observá-la-emos apenas como referência para o discurso que se segue.
Se outrora a Cultura assumiu contornos regionais, actualmente na era da globalização einformação, diz-nos Nogueira (2005) que a “… identidade de um povo passa pela defesa da sua cultura.” processo que passa “… pela divulgação alargada e pelo apoio endógeno à qualidade idiossincrática do output cultural dum país.” (p. 238).
Cultura Portuguesa
No entanto, será do nosso interesse, perceber – sucintamente - como se foi construindo a nossa cultura ao longo da história, para posteriormente...
tracking img