Cultura popular e sociedade de massas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica do texto Cultura popular e sociedade de massas de Gilberto Velho
De acordo com o texto, a antropologia é uma ciência que forneceu um conhecimento ímpar nas áreas humanas, uma vez quedestrinchou o conceito de cultura em todos os seus desdobramentos.
Assim como é possível falar em várias sociedades brasileiras, pode-se falar na diversidade cultural que compõe cada uma delas,dando ao país essa pluralidade que lhe é característica. Essa cultura multifacetada deriva do fato de que, numa mesma sociedade, indivíduos reagem aos acontecimentos de maneiras diferentes, e empregamsuas crenças nas avaliações das questões cotidianas, julgando-as a partir de valores próprios.
O sincretismo cultural, como combinação de diferentes crenças e práticas, tem sido considerado em si umvalor positivo. No entanto, essa positividade só pode subsistir na medida em que o sincretismo se mostra tolerante às contradições e aos contrários. O sincretismo totalizante, que procura integrar, numúnico corpo, componentes de variada extração com a finalidade de conseguir uma unanimidade, é manifestação de autoritarismo e, como tal, pode ser encontrado sob regimes como o fascismo e o nazismo.Neste sentido, o sincretismo totalizante é o oposto da modernidade cultural que privilegia a diversidade e a discordância tolerante de crenças, práticas e pontos de vista como forma de desenvolvimento doconhecimento e da liberdade expressão.
Essa combinação de princípios entre os diversos sistemas é pressuposto básico para a formação do próprio conceito de “cultura”. O Brasil tal como é hoje nemsempre foi assim. Ele é o resultado de um enorme hibridismo cultural, fenômeno histórico-social derivado de grandes deslocamentos humanos que resultou em contatos permanentes entre grupos distintos. Oseuropeus que aqui chegaram tornaram-se diferentes ao deixar sua terra, pois encontraram os índios com outros costumes e crenças. Mas eles também trouxeram um ritmo de vida que, embora mais imposto...
tracking img