Cultura popular e cultura erudita na música

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA POPULAR
A cultura popular é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitida de geração em geração, mais acessível, etc. A maiorbeleza da cultura popular está justamente em se aproximar do modo de vida de um povo, como é o caso do samba, por exemplo.
CULTURA ERUDITA
A cultura erudita exige um alto grau de instrução, deestudo, de formação específica, de conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos, da própria história geral, etc. Consequentemente, acaba sendo mais elaborada.Música erudita brasileira é a música que é fruto da erudição e não das práticas musicais populares ou folclóricas brasileiras, que teve seu início no séc. XVI, influenciado pela música produzidana Europa da época.
A Música Erudita no Brasil, dos primeiros séculos de colonização portuguesa, vinculava-se estritamente à Igreja e à catequese. Com o passar do tempo, irmandades de música, salas de concerto emanuscritos brasileiros vão traçando o perfil de uma atividade crescente no país, onde pontificaram nomes como Antônio José da Silva, cognominado "O Judeu", José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita,Caetano de Mello Jesus, entre outros.
Com a chegada de D. João VI no Brasil, tivemos também um grande impulso às atividades musicais e José Maurício Nunes Garcia destacou-se como o primeiro grandecompositor brasileiro. Mas mesmo com todas as obras feitas por estes compositores, ainda no século 19, falar em música erudita brasileira era motivo de riso, num período totalmente dominado pelos mestresitalianos (com esporádicas contribuições de alemães e franceses).
Foi somente com Villa-Lobos que a música nacionalista no Brasil introduziu-se e consolidou-se pra valer. Nessa época, ignorava-secompositores como Alberto Nepomuceno e Brasílio Itiberê da Cunha, exatamente por causa da excessiva brasilidade de suas composições, e admitia-se Carlos Gomes graças ao sucesso europeu. É a partir de...
tracking img