Cultura Pol Tica Rodrigo Motta

602 palavras 3 páginas
Desafios e possibilidades na apropriação de cultura política pela historiografia

Rodrigo Sá Motta

Em seu texto, Rodrigo Motta escreve acerca da história do conceito de cultura política, desde sua introdução nos Estados Unidos, na década de 50 por meio dos estudos sociológicos, até sua chegada à historiografia brasileira e francesa. Também cita a contribuição de alguns precursores deste conceito, tais como Alexis de Tocqueville e a filosofia alemã do século XIX.
Motta alista possíveis maneiras do uso de cultura política, além de algumas especificidades teóricas. Aponta uma abordagem conservadora e etnocêntrica adotada pela sociologia americana, que sofreu influência da psicologia de Verba e Almond no estudo de fenômenos políticos. Esses autores desejavam discutir o papel da cultura política no movimento dos regimes democráticos. O autor assinala também uma abordagem pluralista assumida por historiadores franceses, como Rémond, Sirinelli e Berstein, movidos pelo conceito de cultura criado pela antropologia.
De acordo com Rodrigo Motta, a elaboração e nascimento de cultura política no campo da história estão ligados ao recente êxito da história cultural e do paradigma culturalista. Pode-se dizer que a renovação dos estudos da nova história política também contribuiu para o surgimento de tal conceito. A cultura política aceita uma abordagem culturalista dos fenômenos ligados à disputa de poder. Os historiadores perceberam que os elementos culturais podem ser essenciais na compreensão dos processos históricos e sociais. A política e até mesmo o imaginário de um grupo podem ser explicados pela influência de fatores culturais.
Motta afirma ainda que o tempo histórico em que as culturas políticas devem ser observadas é o de longa duração ou no mínimo, média duração, em que as ações políticas de grupos sociais poderiam ser explicadas por meio de tradições, crenças, mitos.
O autor também lembra a possibilidade do estudo centrado em atores individuais como

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • resumo sistematizado
    225170 palavras | 901 páginas
  • Prgrama disciplinas
    35525 palavras | 143 páginas
  • Semantica de banco de dados
    35535 palavras | 143 páginas