Cultura pernambucana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: História
Carga horária: 8 horas
Série: 3º ano


Plano de aula


▪ Tema: Elementos da cultura Pernambucana

▪ Justificativa da escolha do tema: Proporcionar a presença da cultura e arte de Pernambuco para que o aluno valorize nosso patrimônio cultural e perceba a importância do estudo desses elementos.

▪ Conteúdos de ensino: Ritmos da cultura Pernambucana▪ Objetivos de ensino: Vivenciar atividades que resgatem a apreciação e produção de conhecimentos sobre a cultura pernambucana, fortalecendo e divulgando uma das culturas mais ricas do Brasil. Valorizar o nosso patrimônio cultural.

▪ Procedimentos metodológicos: Ativar os conhecimentos prévios dos alunos, mostrar os elementos culturais do estado de Pernambuco e socializar os elementos dopatrimônio cultural.

▪ Recursos didáticos: gravuras, músicas, data show, quadro, giz, máquina fotográfica, adereços, livro.

▪ Critérios e instrumentos de avaliação:

✓ Ao longo das aulas, de acordo com o conteúdo dado, será esperado que o aluno se aproprie sobre o tema abordado. Para isso, será valorizada a troca de informações e observado o critério das opiniões dos alunos,juntamente com suas ações e produção de conhecimento sobre a valorização da cultura, formando assim, uma avaliação contínua.
✓ Os alunos irão produzir uma exposição de fotos.











1ª aula: Apresentação dos elementos culturais.

1ª etapa: 15 min.

Inicialmente será necessário perceber quais conhecimentos os alunos tem sobre cultura. Perguntar o que seria cultura para eles.2ª etapa: 25 min.

De acordo com as respostas dos alunos seriam apresentadas algumas imagens de danças típicas do Estado de Pernambuco. É necessário que os alunos descrevam o que estão vendo nas gravuras destacando seus elementos e reconhecendo alguns deles. Tomaríamos como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos e daí o conceito de cultura seria formado juntamente com ainferência das respostas das crianças.

3ª etapa: 30 min.

Mostrar um vídeo de ciranda e perguntar se eles conhecem a dança, registrando os comentários no quadro. Em seguida convidar as crianças para dançarem em roda uma ciranda.

4ª etapa: 20 min.

Proponha dançarem mais uma ciranda avisando que vai fotografar para depois juntos montarem um mural.

5ª etapa: 30 min.

Socialização do que elesacharam sobre a ciranda, pois é importante que os alunos criem seu próprio conceito. Mostrar de onde ela vem e suas influências culturais sempre provocando a inferência e curiosidade sobre seus elementos. É importante que ao término dessa aula os alunos tenham uma compreensão do que é cultura e sua importância em várias épocas da historia do seu estado.

Obs: Confeccionar o cartaz com as fotosda roda de ciranda nas aulas seguintes.











2ª Aula: Frevo – Origem e História.

1ª etapa: 25 min.

Distribuir fragmentos de textos para os alunos. Esses textos contarão sobre a história do frevo e suas características. Nessa atividade eles terão que procurar a continuação do seu texto entre os colegas como se fosse um quebra-cabeça. Com isso, pretendemos que o aluno leiasobre o ritmo pernambucano.

2ª etapa: 25 min.

Depois que os grupos estiverem definidos será formado um círculo. Em seguida alguns adereços serão expostos e será perguntado se eles reconhecem esses elementos e identificam em suas leituras.

3ª etapa: 40 min.

Os alunos explicarão, de acordo com seus textos, um pouco da história do frevo. Propor que eles utilizem os adereços avisando que vaifotografar para uma futura exposição de fotos. Com essa atividade os alunos irão interagir mais, pois não será a professora falando sobre o frevo, e sim, eles expondo suas leituras e interpretações.

4ª etapa: 30 min.

Passar dois vídeos para os alunos (adultos dançando frevo e crianças dançando frevo), e em seguida perguntar suas semelhanças e diferenças. Discutir o figurino, adereços,...
tracking img