Cultura paraense- resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno(a): _________________________________________________________ Turma:_______________

ARTES - Cultura Paraense

O Pará é segundo maior estado do Brasil em questão de território, talvezpor isto exista uma grande diversidade tanto social quanto natural, podemos observar isso através da cultura regional que é na verdade uma mistura de ritmos e raças convivendo harmoniosamente econstituindo esse povo alegre, simpático e receptivo.
Vamos conhecer melhor as características que constituem o Pará como culinária, frutas típicas, danças, músicas, pontos turísticos e lendas regionais.* CULINÁRIA
Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza daAmazônia como camarão, caranguejo, peixes, aves e caças todos temperados com folhas, pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi. Alguns dospratos típicos da região são mais conhecidos como:
* Pato no tucupi, Maniçoba, Caruru, Vatapá, Chibé...

* FRUTAS TÍPICAS
São encontradas generosamente nos alagadiços dos rios, furos eigarapés ou nos altos das terras firmes. Com mais de uma centena de espécies comestíveis, são as frutas regionais as responsáveis diretas pelo indefinível, requintado e, muitas vezes, exótico sabor dasdeliciosas sobremesas que enriquecem a mesa paraense. Aqui temos algumas delas:
* Açaí, Bacaba, Castanha-do-Pará, Pupunha, Piquiá, Taperebá, Tucumã, Cupuaçu, Bacuri...

* DANÇAS E MÚSICASNo Pará a música ecoa pelos quatros cantos do Estado. De norte a sul os ritmos vão ganhando novas cores e passos de acordo com a História de cada região. A gente dessa terra tem no sangue o gosto peladança animada de rua ou pela sensualidade de ritmos "calientes", como o Lundu. Percorrendo o interior do Estado se ouve de longe a batida forte do Carimbó ou o arrasta-pé do Xote bragantino assim...
tracking img