Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 2

CULTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Fábio Andreas Richter
“O homem é o que ele acredita.”

2.1 INTRODUÇÃO
O tema cultura organizacional é uma questão recorrente no estudo do ambiente organizacional. Por tratar do comportamento humano nas organizações, acaba servindo como um fundamento explicativo das ações coletivas ou mesmo individuais que lá ocorrem.
Por sua vez,a gestão do conhecimento na organização envolve principalmente o trabalho com o relacionamento humano e seus vários elementos intangíveis. Tal dinâmica tem como principal elemento fomentador a cultura organizacional.
Dessa forma, procuramos apresentar os vários elementos presentes na cultura organizacional, conceituando-a como uma interpretação que o ser humano tem da realidade na organização.Dentre os elementos apresentados, são enfatizados os fatores psicológicos envolvidos, tendo em vista sua importância dentro do conceito de cultura utilizado.
Na seção final, destacamos as características de uma cultura favorável à gestão do conhecimento e duas abordagens que podem ser utilizadas para trabalhar a questão cultural.

30

2.2 A CULTURA ORGANIZACIONAL COMO INTERPRETAÇÃO DAREALIDADE

O conceito de cultura organizacional passou, a partir da década de 1980, por uma progressiva estruturação. Atualmente, sua conceituação pode ser dividida em duas vertentes: a mecanicista e a holográflca.
A abordagem mecanicista entende a cultura organizacional como composta por uma série de elementos distintos, como crenças, histórias, mitos, heróis, tabus, normas e rituais. Dessa forma,estabelece a idéia de que a cultura pode ser manipulada e controlada por meio da ação sobre essas variáveis. Embora seja possível exercer certa influência, ela está longe de proporcionar um resultado certo e definitivo. A ausência de resultados duradouros decorre do fato de os elementos destacados na abordagem mecanicista serem antes de mais nada a manifestação externa de questões mais profundasrelacionadas à percepção das pessoas, e não a cultura em si mesma.
A abordagem holográfica vê a cultura organizacional como um reflexo da forma pela qual a organização é interpretada pelos seus integrantes. Dessa maneira, assim como uma holografia apresenta as características do todo do qual faz parte, mesmo em tamanho menor, a cultura organizacional caracteriza-se como uma representação comum darealidade, a qual é compartilhada pelos membros da organização até nas menores unidades que a constituem.
Visualizar a cultura como uma forma de representação da realidade enfatiza a maneira pela qual as pessoas entendem a organização. Tal entendimento se originaria do relacionamento das pessoas durante o quotidiano do ambiente de trabalho ou mesmo da influência de agentes externos à organização.Um exemplo de influências externas seria a cultura da sociedade na qual a organização está inserida. Um exemplo marcante está nas diferenças entre empresas ocidentais e orientais, em especial as japonesas. No Brasil, é possível perceber o peso da cultura da sociedade sobre a organização em nossas repetidas tentativas de copiar o gerenciamento pela qualidade total (TQC) japonês. Para que semelhantesistemática obtenha o mesmo sucesso que teve em seu local de origem, os membros de organizações brasileiras deveriam assumir um importante componente cultural japonês: a substituição do ego individual do trabalhador pelo ethos da organização, com o desaparecimento de sua individualidade . A realização dessa substituição e as práticas que a possibilitam são aspectos marcantes da sociedade japonesa.O indivíduo assume um papel de superconformidade com a organização, o que o torna literalmente um instrumento desta. Sem a incorporação dos princípios e das formas de interpretação da realidade determinados pela

31

organização, muitas das práticas adotadas no gerenciamento pela qualidade total tornam-se ineficazes. As tentativas brasileiras de incorporação do modelo da qualidade total...
tracking img