Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro fundamentos do comportamento organizacional


Definindo cultura organizacional


Parece que todos concordam que cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização da outra. Em ultima analise, esse sistema se constitui das características valorizadas pela organização. De acordo com as pesquisas, seriam sete ascaracterísticas básicas que, em conjunto captam a essência da cultura de uma organização. São elas:
1. A inovação e a assunção de riscos. O grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e assumir riscos.
2. A atenção aos detalhes. Trata-se do grau esperado de precisão, analise e atenção aos detalhes.
3. A orientação para os resultados. O grau em que os dirigentesfocam os resultados mais do que as técnicas e os processos empregados para alcança-los.
4. A orientação para as pessoas. O grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas na organização.
5. A orientação para a equipe. O grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em função das equipes do que dos indivíduos.
6. Aagressividade. O grau em que as pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, são competitivas e agressivas.
7. A estabilidade. O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.


Cada características existe em um continuum cujo grau varia do baixo ao alto. A avaliação fundamentada nas características acima mencionadasrevela, portanto, um quadro complexo da cultura organizacional, o qual sustenta o sentimento de compreensão compartilhada que os membros têm a respeito da organização, de como as coisas são feitas e de como eles devem se comportar.




Cultura é um termo descritivo


A cultura organizacional diz respeito à maneira pela qual os funcionários percebem as sete característicasapresentadas, e não ao fato de gostarem ou não delas. Trata-se de um termo descritivo. Esse ponto é importante porque diferencia esse conceito daquele concernente à satisfação com o trabalho.
O objetivo das pesquisas sobre cultura organizacional consiste em medir como os funcionários vêem sua organização: ha objetivos claros e expectativa quanto aos desempenhos? A organização recompensa a inovação?Ela reprime as iniciativas?
Em contrapartida, as pesquisas sobre satisfação com o trabalho procura medir a resposta efetiva ao ambiente de trabalho, buscando verificar como o trabalhador se sente em relação às expectativas da organização, às praticas de recompensas, à forma de lidar com os conflitos e outros aspectos. Apesar de os dois termos apresentarem alguns pontos de intersecção, épreciso ter sempre em mente que o termo cultura organizacional é descritivo, enquanto satisfação com o trabalho se reveste do sentido de estabelecimento de juízo, de avaliação.


As culturas têm culturas uniformes?


A cultura representa uma percepção comum por parte dos membros da organização. Essa noção foi evidenciada quando definimos cultura como um sistema compartilhadode valores. Devemos esperar, portanto, que indivíduos com históricos diferentes, em níveis diversos dentro da organização, descrevam a cultura organizacional em termos semelhantes.
O reconhecimento de que a cultura organizacional possui propriedades comuns não significa, no entanto, que não pode haver subculturas na organização. Parte significativa das grandes organizações apresenta umacultura dominante e diversos nichos de subculturas. A cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. Quando falamos de cultura de uma organização, referimo-nos à cultura dominante. É uma visão macro da cultura que empresta à organização personalidade distinta. As subculturas tendem a se desenvolver para refletir problemas, situações ou...
tracking img