Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Organizacional
Origem:
A Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas e leis compartilhadas pelos membros de uma determinada organização. Neste contexto, Newstrom (2008) descreve-nos que o sistema de leis e normas das organizações, quando em contato com os princípios morais, éticas e culturais dos seus colaboradores propicia o desenvolvimento de um complexosistema de relações de leis, costumes e valores que dará procedência ao comportamento organizacional, único de cada organização. Além do estabelecimento de relações complexas, a cultura organizacional possibilita o desenvolvimento de regimentos que governam o comportamento destes que fazem parte da organização.
A cultura é considerada não como uma rede de comportamentos concretos e complexos, mascomo um conjunto de mecanismos que incluem controles, planos, receitas, regras e instruções que governam o comportamento (SILVA; ZANELLI, 2004, p. 416).
O termo cultura foi estabelecido no final do Século 18, como uma abreviação para o termo gestão do pensamento e comportamento humano e somente passou a ser efetivamente utilizado um século depois (Bauman, 2004). Naquela época, o termo culturapassou a ser utilizado como uma forma de comparar a conduta humana de forma normativa. 

Entretanto, conforme relato de Trice e Beyer (1993), a primeira experiência para entender as organizações em termos de cultura ocorreu no Século 20, no início da década de 30, durante a última fase dos estudos de Hawthorne na Western Eletric Company nos Estados Unidos com Elton Mayo e W. Lloyd Warner. NaWestern Eletric Warner focalizou como as culturas dos grupos de trabalho afetam o comportamento e a produtividade do trabalhador em um ambiente de trabalho. |


| Entretanto, foram somente as pesquisas iniciadas na segunda metade do Século XX que abriram as portas para o estudo da cultura organizacional como conhecemos hoje. Nestas pesquisas percebe-se uma característica muito maisdescritiva e comparativa do que prescritiva e normativa. |
Características:
As organizações mesmo que atuem no mesmo ramo de produção possuem características diferentes, assim como cada indivíduo da raça humana, ou seja, ascaracterísticas são únicas. “Da mesma forma como cada país tem a sua própria cultura, as organizações se caracterizam por culturas organizacionais próprias e específicas”(CHIAVENATO, 2004, p.121).
As culturas organizacionais possuem como característica serem relativamente estáveis. Conforme Newstrom (2008), essa característica pode ser alterada de modo gradual e lento, com eventos que ameacem a organização ou ainda em caso de fusão com outra organização. O compartilhamento de valores comuns é desenvolvido internamente nas organizações, pelo conjunto de inter-relaçõesde seus colaboradores (Morgan 2009).
A maior representatividade sobre a cultura de uma organização consiste sobre como esta é capaz de ser “representações simbólicas de crenças e valores subjacentes” (NEWSTROM, 2008, p. 86). A definição de cultura como a percepção sobre um conjunto de valores mantidos entre os membros de uma organização, possibilita estabelecermos correlações de que asorganizações não possuem seus valores de forma universal.
As características culturais da organização, por serem influenciadas pelos seus membros internos e externos podem possibilitar no seu interior o desenvolvimento de subculturas. A descrição sobre subcultura é desenvolvida por Johann (2004), quando este descreve que a organização possui culturas diversificadas coexistentes com seus valores, estasubcultura é disseminada pelas práticas unitárias da organização. Para Morgan (2009), uma das maneiras de visualizarmos a manifestação da subcultura é observando como os colaboradores se comportam, esta identificação é possível de ser realizada quando fazemos parte desta e a observamos de fora para dentro, as características vão ficando cada vez mais evidentes, como por exemplo, o modo de falar,...
tracking img