Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Atualmente é indispensável à necessidade de compreender-se a cultura e o clima organizacional de uma empresa para melhor geri-la. Desde que Mayo (1927), afirmou que as organizações são sistemas sociais e que o seu maior fator é o humano, cada vez mais tem crescido o número de estudos sobre o comportamento organizacional. Este sistema social é caracterizado por pessoas que utilizamos avanços sociais para atingir suas metas com maior eficácia. A cultura e o clima organizacional influenciam as relações interpessoais assim como o ambiente de trabalho.






















2 CULTURA
(Ferreira p. 197 2000) traz em seu dicionário o seguinte conceito para cultura: “O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestaçõesartísticas, intelectuais, etc., transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade”.
Sob um ponto de vista mais amplo, cada sociedade ou nação tem uma cultura própria que influencia comportamentos das pessoas e das organizações. A cultura de uma sociedade compreende os valores compartilhados, hábitos, usos e costumes , códigos de conduta, tradições e objetivos que são aprendidos das gerações maisvelhas , impostas pelos membros da cultura atuais da sociedade e passadas sucessivamente para as novas gerações. As gerações mais velhas tentam adaptar as gerações mais novas aos seus padrões culturais, enquanto estas resistem e reagem provocando mudanças e transformações gradativas.
Desde o nascimento, cada pessoa vai gradualmente internalizando e acumulando os efeitos da cultura por meio doprocesso de educação e socialização. A cultura de fundamenta em uma base de vida fundamentada em comunicação compartilhada, padrões, códigos de conduta e expectativas. Essas influencias resultam de variáveis que impactam a cultura, como fatores econômicos, políticos e legais.

2.1 Cultura Organizacional
Da mesma forma que cada sociedade tem a sua própria cultura, as organizações se caracterizampor culturas organizacionais próprias e específicas. Cada organização possui uma vida própria, que inclui formalidade nas regras, formas de comunicação, estilos gerenciais, formas de tratamento dos funcionários, benefícios, etc.

Exemplificando, embora o Banco Bradesco e o Itaú sejaminstituições bancárias, têm forma de atendimento diferente, normas internas e formas de se estruturar que exigem um tempo de adaptação a um novo funcionário, que venha de uma organização para a outra. Qualquer pessoa que tenha trabalhado em diversas empresas, mesmo do mesmo ramo, pode perceber isso a partir de sua própria vivência pessoal. Estas pessoas têm que se adaptar a novas regras, com maisformalidade ou informalidade nas relações pessoais. Esses aspectos são parte da cultura de cada organização.
Para Newstrom (2008 p. 375) “cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia dos demais.” Esse sistema é um conjunto de características que a empresa valoriza.

2.2 Características da Cultura Organizacional

A cultura demonstra como aempresa se posiciona no mercado, é o que explica (Chiavenato p. 140 1999):

“A cultura organizacional reflete a maneira como cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente e com os seus parceiros. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças, comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras que, tomadas juntas, representam o modo particular de uma organização funcionar e trabalhar”.A cultura organizacional apresenta seis características principais de acordo com o autor citado:
1. Regularidades nos comportamentos observados: as interações entre os participantes se caracterizam por uma linguagem comum.
2. Normas: são padrões de comportamento e que incluem guias sobre a maneira de fazer as coisas.
3. Valores dominantes: são os principais valores que a organização...
tracking img