Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Organizacional
IBACO – Instrumento brasileiro para avaliação de cultura organizacional






INTRODUÇÃO
O instrumento brasileiro de avaliação de cultura organizacional (IBACO)objetiva avaliar a cultura organizacional por meio dos valores e das praticas que a tipificam, segundo a percepção de seus membros.
O instrumento compõe-se de 94 afirmativas que devem serrespondidas em escala variando de 1 (“não se aplica de modo nenhum”) e 5 (“se aplica totalmente”) em função do grau em que o conteúdo de cada afirmativa aplica-se.
Desse modo a versão reduzida doIBACO é composta por 30 itens distribuídos igualmente entre três fatores de valores (profissionalismo cooperativo, profissionalismo competitivo e satisfação e bem-estar) e três fatores de praticas(integração externa, recompensa e treinamento e promoção do relacionamento interpessoal).




















APURAÇÃO DE RESULTADOS
neste estudo foi aplicado o IBACO nasua forma reduzida, foram usados 15 conjuntos de questões da qual foram retirados os seguintes resultado.


GRAFICO DE RESULTADOS

[pic]

GRAFICO DE REPRESENTATIVIDADE

[pic]ANALISE DE RESULTADOS

RANKING
1°- profissionalismo cooperativo (4,40)
2°- integração externa (4,25)
3°- promoção e relacionamento (4,17)
4°- profissionalismocompetitivo (3,15)
5°- satisfação e bem-estar (3,05)
6°- recompensa e treinamento (2,97)


PROFISSIONALISMO COOPERATIVO
A empresa analisada em questão possui índice de 4,40 relacionados aosvalores de profissionalismo cooperativo que tem como características a valorização dos funcionários que executam suas tarefas com eficacia e competência, demonstrando espirito de colaboração ecapacidade de iniciativa.


PRATICAS DE INTEGRAÇÃO EXTERNA
A pesquisa também apresentou um alto índice (4,25) nas praticas de integração externa este resultado indica que as praticas voltadas...
tracking img