Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Quando tratamos de crenças valores e costumes nos referimos a Cultura. Cada indivíduo possui sua própria personalidade e cultura. Mas e quanto às crenças, valores e costumes de uma organização? Da mesma forma que os indivíduos têm sua cultura, as organizações também são formadas pela cultura estamos falando da Cultura Organizacional (como aprendê-la, apresentá-la aosfuncionários, a adaptação, suas características e mudanças). È pela sua cultura que uma empresa fixa seu perfil e também orienta ou controla o comportamento daqueles que a formam. O que traz a competitividade é saber usar adequada e produtivamente os recursos, ou seja, ter competência organizacional. Conhecer a missão, a visão e ajustar-se a cultura organizacional é fundamental para um funcionário ajudarna trajetória da empresa.

Cultura Organizacional

Cultura Organizacional ou Corporativa é descrita como sendo o conjunto de hábitos e crenças ditados por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas pelos membros de uma organização.

O foco da cultura organizacional provém de como a organização trata e se preocupa com seus clientes e funcionários, dependendo do grau deautonomia, liberdade, lealdade e respeito que existe dentro da empresa.

Ela também representa um padrão de desempenho dos funcionários influenciando na pontualidade, produtividade e preocupação com os serviços prestados ao cliente.

Numa linguagem mais simples podemos dizer que cultura organizacional é a identidade ou “DNA” de uma organização construída ao longo do tempo e tendotodos os membros com os mesmos objetivos e modo de agir.

A cultura está associada com outros aspectos da empresa, tais como: planejamento, organização, direção e controle.

Algumas empresas destacam-se por sua cultura organizacional, pois seus valores são fortemente compartilhados e influenciados por seus funcionários. Alguns exemplos de empresas com culturas fortes são a Du Pontcom cultura voltada à segurança, 3M cultura de inovação, Toyota focada na cultura de qualidade.

As principais características da cultura organizacional são: - interatividade e linguagem utilizada (rituais rotinas e procedimentos); normas (envolvendo grupos e seus comportamentos); a ética e o respeito; orientações políticas; como são os andamentos das atividades e finalmente o climaorganizacional das pessoas.

Podemos notar dois aspectos diferentes na cultura organizacional:-

- Aspectos Formais e Abertos, sendo mais fáceis de serem observados e orientados;

* Estrutura Organizacional

*Títulos e descrição de cargos

* Objetivos e estratégias

*Tecnologia e práticas operacionais

*Políticas e Diretrizes de pessoal

*Métodos eprocedimentos

*Métodos de produtividade física e financeira

-Aspectos Informais e Ocultos, sendo mais difíceis de mudar ou sofrer transformações;

*Padrões de influenciação e de poder

*Padrões e atitudes das pessoas

*Sentimentos e normas de grupos

*Valores e expectativas

*Padrões de interações informais

*Normas grupais

*Relações afetivas

Os três níveis da CulturaOrganizacional:

1- Artefatos- É o primeiro nível da cultura, sendo o mais visível e perceptível.

Quando andamos pelos corredores dos escritórios das organizações, podemos notar como as pessoas se vestem, falam, agem e como se comportam.

2- Valores Compartilhados- É o segundo nível da cultura.São valores normalmente criados pelos fundadores, que definem as razões pelas quais elas fazemo que fazem.

É o caso da Du Pont que valoriza a segurança, pois seus fundadores eram fabricantes de pólvora.

3- Pressuposições Básicas- É o nível mais oculto da cultura organizacional, São crenças inconscientes, sentimentos e pressuposições nas quais as pessoas acreditam.

Os tipos de culturas e suas características

Sucesso ou fracasso? A cultura organizacional poderá ser...
tracking img