Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA TEMAS CONTEPORANEOS

TITULO DO ARTIGO: INOVAÇÃO TECNOLOGIA NO SISTEMA BANCARIO, FOCO NO BANCO BRADESCO

AUTOR: TAILISE

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento da tecnologia bancaria no Brasil, usando como exemplo o Banco Bradesco que ao longo de mais de seis décadas busca constantemente a inovação com objetivo principal em manter a transparência dasinformações entre o banco e o cliente, e assegurando a qualidade nos seus produtos e serviços.
Palavras-chave: inovação, tecnologia e qualidade.

1 – INTRODUÇÃO
A historia do banco Bradesco começou em 1943 no interior de São Paulo com um perfil de instituição financeira que democratizou o acesso aos produtos financeiros. A tendência da época era priorizar os grades fazendeiros, empresários epessoas de posse, o Bradesco entrou no mercado com a estratégia de conquistas “os pequenos”, que consistia no pequeno comerciante, funcionário publico e demais pessoas com pouco recurso. Em 1946 foi transferido para São Paulo Capital e em 1951 tornou-se o maior banco privado do Brasil, pois também já alcançava o estado do Paraná, seu reconhecimento é pela capacidade de enfrentar com o mesmosucesso, diferentes ciclos econômicos e sempre pioneiro em inovações tecnologias e soluções financeiras
Nos anos setenta o Banco Bradesco possuía as primeiras redes bancarias nacionais, e multiplicava seus investimentos se instalando em estados vizinhos a São Paulo, priorizando sempre as zonas agrícolas. Neste período pode-se dizer que foi o processo de unificação do mercado nacional: a integração daszonas agrícolas e industriais localizadas no estado de São Paulo e nos estados vizinhos. No período de 1965 e 1973, o Bradesco realizou 14 incorporações, o que lhe proporcionou uma participação de mercado em quase todos os estados brasileiros.
Em 1968 o Banco Bradesco contratou uma consultoria para analisar seus processos e implementar as inovações de melhoria necessárias. O banco é conhecido porter uma obsessão de estar sempre investindo em tecnologias de forma a disponibilizar mais informações aos seus clientes.
Conta-se que, o Sr. Amador Aguiar (fundados do Bradesco) tinha como princípio a transparência das informações, que o cliente tinha de se manter informado sobre tudo o que acontecia entre ele e o banco. Um dos principais principios que nortearam a inovaçãotecnologiaca, à automação bancária no Bradesco, foi a transparencia das informações, usando sempre todas as tecnologias disponiveis.

O sucesso do sistema bancário no Brasil esta diretamente ligada à tecnologia da informação. Ao longo das ultimas decadas o sistema bancario brasileiro passou por muitas transformações até que podesse estar disponivel em todos os canais para osmais diferentes publicos.



2 - CENÁRIO

As inovações referente a tecnologia sempre tiveram grande influencia nas relações econômicas e sociais, causando impactos nos diversos setores da economia. Nas últimas décadas, estas mudanças são reflexos do comportamento da sociedade que esta cada vez mais buscando comodidade paraexecutar as tarefas do cotidiano. As inovações tecnologias têm como propósito estreitar as relações, além de facilitar e agilizar a operacionalização de serviços. Observar o cliente é a chave para o sucesso, e consequentemente o caminho para a expansão do mercado.
O setor bancário também precisou se adequar a essas mudanças, em virtude do expressivo numero de concorrentes cada vez mais qualificados,até mesmo bancos estrangeiros. Os bancos brasileiros viram a necessidade de mudar quando surgiu a estabilização da moeda, e viram obrigados a mudar a sua atuação e implementar estratégias que visavam à implantação de novas tecnologias. Essa mudança tinha por objetivo recuperar parte das taxas de lucros anteriormente auferidas, as quais foram reduzidas em decorrência da grande disputa pelos...
tracking img