Cultura organizacional: o caso da prefeitura municipal de reserva do iguaçu, paraná

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA ORGANIZACIONAL: O CASO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RESERVA DO IGUAÇU, PARANÁ

Juliana Barboza Sydor
Especialista em Gestão Estratégica de Negócios
UNICENTRO. 2007. E-mail: ju_aspl@yahoo.com.br

Geverson Grzeszczeszyn
Mestre em Administração. Departamento de Administração
UNICENTRO. E-mail: geverson@ymail.com

Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas (6.00.00.00-7)RESUMO

O objetivo deste artigo é identificar a cultura predominante na administração pública municipal, de uma cidade de pequeno porte da região Centro-Sul do Estado do Paraná. A cultura organizacional é um dos pontos-chave na compreensão das ações humanas, funcionando como um padrão coletivo que identifica os grupos, suas maneiras de perceber, pensar, sentir e agir. Assim, mais do que um conjuntode regras, de hábitos e de artefatos, cultura significa construção de significados partilhados pelo conjunto de pessoas pertencentes a um mesmo grupo social. Para a efetivação deste estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa, com aplicação de 100 questionários aos funcionários da prefeitura, no ano de 2008. O questionário permitiu classificar a cultura organizacional emquatro tipos: grupal, inovativa, racional e hierárquica, conforme a Tipologia Cultural de Quinn. Os resultados do estudo mostram que há predominância da cultura hierárquica na prefeitura.

Palavras-chaves: Cultura, Cultura Organizacional, Administração Pública Municipal, Gestão de Pessoas.

ABSTRACT

The objective of this work is to analyze the organizational culture in the publicadministration of a city of small port of the region Center-South of the State of the Paraná. The organizational culture is one of the point-key in the understanding of the actions human beings, functioning as a collective standard that identifies the groups, its ways to perceive, to think, to feel and to act. So, more than what a set of rules, habits and devices, culture means construction of meaningsshared for the set of pertaining people to one same social group. For the effectivetion of this study, a field research was carried through, of quantitative nature, with application of 100 questionnaires to the employees of the city hall. The questionnaire allowed to classify the organizational culture in four types: group, innovative, rational and hierarchic, as the Cultural Model of Quinn. Theresults of the study show that it has predominance of the hierarchic culture in the city hall.
  
Word-keys: Culture. Organizational Culture. Public Administration. Human Resources.

1 INTRODUÇÃO

No ambiente globalizado, no qual as interações sociais ocorrem entre pessoas de diferentes regiões e países, a palavra cultura emerge como uma das variáveis fundamentais para a compreensão dofenômeno organizacional (PIRES; MACÊDO, 2006). Assim, para que se possa compreender melhor uma organização, faz-se necessário investigar e estudar sua cultura, considerando o contexto histórico e cultural em que ela está inserida. É nesse cenário, que os estudos sobre a cultura organizacional se mantêm e se desenvolvem em todo o mundo, mostrando-se cada vez mais como um tema atual e relevante naexplicação do funcionamento das instituições e na compreensão do comportamento humano em situação de trabalho (COLETA; COLETA, 2007).
Segundo Macedo (1996), a cultura organizacional nasce da necessidade dos indivíduos, dos mecanismos de grupos e da influência de líderes que pelo uso das estruturas, legitimam o passado, dão vida ao presente e apontam para o futuro. Ela é vinculada a grupos, sãopessoas vivendo conjuntamente por um longo período de tempo, suficiente para compartilhar, resolver um problema, e observar os resultados, isto é, pessoas com uma história.
Conforme Lima e Albano (2002), a investigação da cultura é tarefa árdua e os profissionais da área devem fazê-lo com muita seriedade, coerência, prudência e bom senso, por meio de uma metodologia adequada à realidade para,...
tracking img