CULTURA ORGANIZACIONAL TENDO COMO BASE O CONFLITO ENTRE A GERAÇÃO X E A GERAÇÃO Y – ESTUDO DE CASO – COELCE.

3031 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL
PROFESSOR: JACQUELINE POMBO

CULTURA ORGANIZACIONAL TENDO COMO BASE O CONFLITO ENTRE A GERAÇÃO X E A GERAÇÃO Y – ESTUDO DE CASO – COELCE.

Vanessa de Oliveira B Damasceno - 0309428

1. INTRODUÇÃO

Buscando compreender e trabalhar as organizações, o estudo da cultura organizacional tem importante relevância para aqueles que querem entender a realidade de uma organização. O intuito do estudo vai além das análises dos rituais e valores que a empresa tem como “seu”. O que é necessário ressaltar é o modo como se deve conhecer o meio empresarial para saber gerenciá-lo em meio às mudanças sucessivas de um mercado enérgico por satisfação, qualidade e, principalmente, o lucro.

Nesse contexto é preciso entender melhor o processo de cultura organizacional, acontecimento que também é desejado por diversos autores e alvo do interesse de estudantes de administração e gestores organizacionais que vivenciam todos os dias novas maneiras de gerir Em um ambiente tão vulnerável a constantes mudanças, missões são examinadas, novos valores são determinados e a cultura vai se transformando, de acordo com o que se sobressai do momento que a empresa está passando. Mas o que era para ser simples e automático, em algumas empresas, provavelmente na maioria, enfrenta um problema de grande importância: a resistência das pessoas.

Sendo assim, para que a cultura da organização seja analisada e implantada de forma eficaz é necessário um planejamento das estratégias para alcançar os objetivos, ou seja, quanto mais relevante a ação de mudança for para a estratégia, maior deve ser sua compatibilidade com a cultura da organização. Porque não sendo dessa forma, a chance da mudança ou da inovação dar certo é mínima, elas tem de se ajustar, o que exige flexibilidade tanto da organização, como dos funcionários.

Relacionados