Cultura organizacional da caixa economica federal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências Aplicadas – UNICAMP
LE702 – Gestão de Recursos Humanos
Profª Ester Dal-Poz

Recursos Humanos

Nomes:

Franciele Cristina De Oliveira Penteado RA: 102335
Ivan de Oliveira Gimenes RA: 102692
Juliana Boldrin RA: 102883
Karoline Takasu Gonçalves RA: 097649
Luma Cristine Quintanilla de Oliveira RA: 106815
Milleni Bernardinelli RA: 103575
Rafaela SachettoRA: 106911

Descrição:
A Organização escolhida foi a Caixa Econômica Federal (CEF); uma instituição financeira sob forma de empresa pública que atua em todo o território brasileiro e integra o Sistema Financeiro Nacional; vinculada ao Ministério da Fazenda, auxilia a política de crédito do Governo Federal e está sujeita às decisões e à disciplina normativa do órgão competente e à fiscalização doBanco Central do Brasil.
A Caixa atua em todos os municípios brasileiros e está presente em cada um deles na forma de agências e postos de atendimento, postos de atendimento eletrônico, lotéricas e demais correspondentes bancários e, desde sua criação em agosto de 1861, não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar sua área de atuação. Sua matriz se localiza no SBS, Quadra 4Lote 3/4, Brasília/DF, CEP: 70092-900.
Além de atender correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e aposentados , também apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

Missão, Visão e Valores.
Essa instituição tem como Missão promover a melhoria da qualidade de vida da sociedade, intermediando recursos e negócios financeiros dequalquer natureza, atuando prioritariamente no desenvolvimento urbano, nos segmentos de habitação, saneamento e infra-estrutura e na administração de fundos, programas e serviços de caráter social.
Sua visão de futuro é ser referência mundial como banco público integrado, rentável, socialmente responsável, eficiente, ágil, com permanente capacidade de renovação, além de conseguir consolidar suaposição como o banco da maioria da população brasileira, Ancorada nos seguintes valores: Sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental; valorização do ser humano; respeito à diversidade; transparência e ética com o cliente; reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a CAIXA; eficiência e inovação nos serviços, produtos e processos.

Justificativa da escolha:
A Caixa Econômica Federalfoi escolhida pelo grupo, pelo fato de que, um dos integrantes, possui familiares trabalhando nesta instituição, e também pelo fato de que alguns integrantes se interessam em construir carreira no setor financeiro.

Contexto Competitivo: análise do macro-ambiente e ambiente competitivo:

A indústria bancária nacional, como em muitos outros países, é altamente concentrada, ou seja, o mercadofinanceiro é estruturado em um cenário onde um pequeno número de instituições concentram uma significativa proporção do mercado e, a Caixa Econômica Federal, por ser uma instituição financeira de grande porte e, também, por ser responsável por uma parte significativa das atividades do setor financeiro, concorre diretamente com as principais instituições financeiras nacionais e estrangeiras e, deforma indireta com as instituições financeiras de pequeno e médio porte e com os demais correspondentes bancários.
Segundo Damke e Pereira (2004), o Setor Bancário brasileiro sofreu alterações que o tornaram mais competitivo. O investimento em expansão dos serviços, aumento de escala, e estratégias de marketing são aparentes nessa nova realidade marcada pela perda dos ganhos inflacionários,entrada de fortes concorrentes estrangeiros e fusões de concorrentes nacionais.
No entanto, para sobreviver no mercado cada vez mais competitivo, as instituições precisam perseguir e alcançar altos níveis de qualidade, eficiência e produtividade, maximizando as possibilidades de utilização dos recursos disponíveis e eliminando a existência de recursos ociosos.
Estrutura Organizacional
São...
tracking img