Cultura nordestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura popular conta a nossa história

Um Estado de riquezas singulares. Assim é o Piauí. Com uma natureza prodigiosa, cultura riquíssima e potencialidades exploradas e ainda a serem descobertas, o nosso Estado é um tesouro de valor indiscutível. 
Na área cultural, temos o privilégio de contar com manifestações que vêm de todos os cantos do Estado. Do Bumba-Meu-Boi ao Reisado, do CavaloPiancó ao Pagode de Amarante, tudo é beleza quando se fala nas apresentações artísticas mais típicas da nossa gente. O artesanato também é uma de nossas maiores fontes de riquezas.
O Bumba-meu-boi é o folguedo mais característico do Piauí, como de muitos Estados brasileiros. Hermilo Borba Filho, quando cita Pereira da Costa, é de opinião que este folguedo surgiu da colonização das terras do Piauí emfins do século XVIII, com as primeiras doações de sesmarias feitas pelo Governador do Pernambuco. A origem do Bumba-meu-boi seria, portanto, pernambucana, baseando-se na antiga modinha que diz:
O meu boi morreu
Que será do mim
Mando buscar outro maninha
Lá no Piauí
O certo é que o nosso Boi originou-se aqui mesmo no Nordeste, uma região colonizada através das fazendas de gado, onde o boi erao centro da sobrevivência local. E o Piauí é o estado onde esse relacionamento tornou-se mais íntimo. Daí a brincadeira do "Boi" estar revestida de tanta popularidade, de tanta pompa e colorido. O boi, para nós, não é apenas um animal importante como outro qualquer, mas está revestido de uma profunda significação mítica. Por outro lado, deve-se salientar que houve alguma ligação do nossoBumba-meu-boi com outras brincadeiras relacionadas ao boi. Os insignes mestres folcloristas Rossini Tavares e Câmara Cascudo consideram, de curto modo, o caráter universal do bailado do Boi, estando o nosso relacionado, sobretudo, com algumas brincadeiras de boi originais da Franca e da Portugal.
O Bumba-meu-boi, entes de ser uma dança, é uma representação dramática, é uma farsa. Seu enredo expressa todauma realidade sócio-econômica e seu conteúdo musical, rítmico, coreográfico e indumentário constitui a marca do encontro de culturas diversas, que aqui entre nós se completaram e se adaptaram ante uma realidade ecológica típica.
O Bumba-meu-boi conta a história da Catirina, mulher do Chico Vaqueiro, que, estando grávida, desejou comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Catirina induz omarido a matar o boi. Chico chega e ferir ou a matar o boi. A notícia se espalha e o fazendeiro dono do boi procura o autor do crime. Chico é acusado. Vários doutores são chamados para curar o boi. Depois de muitas peripécias, onde há julgamento e perdão, termina tudo com muita festa e danças, comemorando a cura do boi. Na maioria das brincadeiras o boi chega a morrer e a ressuscitar. 
Existem emTeresina vários grupos de boi, que têm em toda a cidade a chance de mostrar seu valor. Mas é no Encontro Nacional de Folguedos, promovido pela Fundação Estadual de Cultura, que existe a maior visibilidade hoje para seus trabalhos. A festa acontece anualmente no mês de julho. Entre os grupos da capital estão o "Riso da Mocidade", o "Imperador da Ilha", o "Terror do Nordeste", "Estrela Dalva", entreoutros. 
Além do Boi, o Reisado é outra representação autêntica de nossa cultura popular. A dramatização folclórica é praticada principalmente em Amarante, Floriano, Teresina, mas também encontrada em outros municípios. A festa é comemorada entre 25 de dezembro e 6 de janeiro, que é o Dia de Reis propriamente dito. Quem trouxe essa festa para o Brasil foram os portugueses, que reproduziam oscostumes dos grupos janeireiros. Eles saíam às ruas pedindo que lhes abrissem as portas e recebessem a boa nova do nascimento de Cristo e homenageando os três reis magos. 
São participantes do Reisado os "caretas", a "burrinha", o "pião", o "cabeça de fogo", a "cigana", "jaraquá", "caipora", "casal de velhos", "ema", "arara", "piaba" e o "boi".
Lendas:
O Piauí é um Estado rico em cultura popular. Um...
tracking img