CULTURA NEGRA NAS ESCOLAS

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

















trabalho interdisciplinar
Eixo temático: cultura negra nas escolas



















Piumhi
2012




















trabalho interdisciplinar
Eixo temático: cultura negra nas escolas














Trabalho apresentado à Universidade Norte doParaná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar Individual.
Tutora eletrônica:
Tutor(a) de sala:






Piumhi
2012
SUMÁRIO


SUMÁRIO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
11























1 INTRODUÇÃO

Racismo, ao enfrentarmos o desafio deste tema, devemos fazer algumas reflexõesconceituais, legais, ou seja, com base na lei e sobre a realidade brasileira, no que diz respeito à igualdade e a discriminação.
No entanto, os objetivos destas reflexões, é contribuir para eliminação gradativa da discriminação racial promovendo a igualdade entre crianças negras e brancas contada através da história.

































2 JUSTIFICATIVA

Oproblema do racismo brasileiro é antigo. Tem início por volta do final do primeiro século de colonização, quando os portugueses constataram a impossibilidade de escravizar os índios. O negro, então, foi trazido à força para o país, para servir de escravo nas plantações de cana de açúcar. Independentemente da miscigenação, o negro e os mestiços sempre foram discriminados socialmente no Brasil. Aprópria legislação brasileira, durante quase 500 anos, estimulou a discriminação e o preconceito. Nem após a abolição da escravatura e a proclamação da República, o negro deixou de ser discriminado. Só em 1988, com a promulgação da Constituição que está em vigor (art. 5º - inciso XLII), a prática do racismo passou a ser considerada um crime inafiançável e imprescritível. (1)
A psicóloga e professorada Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Ângela Fátima Soligo realizou uma pesquisa, onde pediu aos entrevistados que atribuíssem dez adjetivos aos homens e mulheres negros. Nessa primeira fase, houve equilíbrio. Os pesquisados utilizaram adjetivos positivos para definir os negros, como competentes, alegres, fortes. Em seguida, eles foram estimulados a qualificar essesadjetivos, atribuindo-lhes características. O resultado final revelou que a maioria dos entrevistados, aí incluídos também os negros, limita-se a reproduzir os chavões sociais: O negro é alegre porque gosta de samba e Carnaval; forte porque se dá bem nos esportes e competente para trabalhos braçais. "O adjetivo é positivo, mas o papel social ligado ao negro mostra um preconceito arraigado na nossacultura", concluiu a estudiosa.
Este trabalho objetiva contribuir para uma visão igualitária, que o negro deixe de ser reconhecido pelo seu estereotipo, e avaliado por alguns atributos e que seja visto pelas suas reais qualidades.



3 OBJETIVOS


Os objetivos destas reflexões é contribuir para eliminação da discriminação e a promoção da igualdade, para provocar uma mudança de comportamentoem nós mesmos e nas gerações vindouras
Um plano de ação dinâmico que contribua para que nossas crianças, que não nascem preconceituosas, continuem assim sendo, compreendendo que não existem raças superiores, e sim culturas e valores diferentes.


3.1 GERAL

Um plano de ação no ambiente escolar deve envolver toda equipe pedagógica, alunos, sociedade e família na construção de uma consciênciaigualitária, mudando concepções ou atitudes que tem a dignidade da pessoa humana como referência, e assim contribuir para diminuir a discriminação e o preconceito no Brasil.

3.2 ESPECÍFICOS

Para isso se solidificar os profissionais ligados à educação deverão estar preparados para trabalhar a diversidade presente no campo educacional, ter posicionamento crítico e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura Negra
  • Cultura negra
  • cultura negra
  • culturas negras
  • A cultura negra
  • A cultura negra
  • Cultura negra
  • Cultura Negra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!